Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Gomis falha final em cumprimento

07 de Março, 2015

Francês Kafetien Gomis no campeonato de pista coberta de atletismo da Europa que decorre em Praga

Fotografia: DR

O francês Kafetien Gomis, líder europeu do ano no salto em comprimento, falhou quinta-feira o acesso à final da competição, nos Europeus de atletismo de pista coberta de Praga, que se disputam até domingo.

A eliminação de Gomis foi o facto mais relevante no primeiro de quatro dias de provas, integralmente dedicadas às qualificações de lançamento do peso, masculino e feminino, e salto em comprimento, masculino.

A ausência de Gomis da final junta-se agora às do britânico Greg Rutherford, que prescindiu de competir em Praga, e do espanhol Eusébio Cáceres, lesionado, segundo e terceiro europeus do ano.

Gomis marcou dois nulos nos primeiros dois ensaios e ficou sob pressão para o terceiro salto. Precisava de 7,80 metros para a final, mas quedou-se pelos 7,65.

O sueco Michel Torneus venceu a qualificação, com 7,97 metros, e é agora o principal favorito à conquista da medalha de ouro, a par do grego Louis Tsatoumas.

Em prova o português Marco Fortes, que não conseguiu os mínimos, o lançamento do peso masculino viu o favorito absoluto, o alemão David Storl, precisar de um só arremesso para se qualificar, com 21,23.

Além do campeão olímpico e mundial, que procura em Praga o seu primeiro título europeu “indoor”, também passam à final, entre outros, o espanhol Borja Vivas (vice-campeão europeu), o sérvio Asmir Kolasinac e o checo Ladislav Prásil.

Sem surpresas, no peso feminino passam à final as quatro melhores do ano, ou seja as bielorrussas Yulia Leantsiuk e Alena Abrahmchuk, a búlgara Radoslava Mavrodieva e a húngara Anita Márton.