Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Governador da Huíla garante apoio

Gaudêncio Hamelay, no Lubango - 07 de Janeiro, 2015

Governante huilano destacou durante a cerimónia que a prática da actividade desportiva faz bem à saúde de toda a população

Fotografia: Arimateia Baptista

O governador provincial da Huíla, João Marcelino Tyipingue, garantiu ontem no Lubango estar disponível em prestar todo o apoio possível para que exista na província maior número de equipas a disputar os campeonatos provinciais e nacionais em várias modalidades.

João Marcelino Tyipingue, que falava na cerimónia de abertura da 35ª edição do Campeonato Nacional de andebol em juvenis, em ambos os sexos, que decorrem desde de ontem e até 16 do corrente mês na cidade do Lubango, reconheceu que a província da Huíla tem colocado em várias modalidades, muitos atletas em diferentes clubes do país.
 “Por isso, temos que trabalhar e incentivar a juventude a praticar desporto em todas as modalidades. Esta prática do desporto deve ser expandida para todos os municípios da província e em todo o país”, pediu.

A prática da actividade desportiva faz bem à saúde de toda população e não serve apenas para ganhar troféus. O governante lembrou que o Chefe do Executivo angolano e Presidente da República, José Eduardo dos Santos, preocupa-se bastante com o desporto em Angola. Neste contexto, frisou, não tem poupado esforços para o desenvolvimento do desporto angolano.

“O Governo Provincial da Huíla está disponível a prestar o apoio possível para que tenhamos mais equipas a disputar os campeonatos provinciais e nacionais”, assegurou.
João Marcelino Tyipingue referiu que o desporto angolano em algumas modalidades é de grande referência em África. O andebol é uma das modalidades que tem notabilizado o nosso país a nível de África e não só.

Com este evento desportivo que a Huíla alberga, "estamos a formar as bases de continuidade das várias vitórias já alcançadas nas competições africanas por equipas angolanas, recordando a recente vitória de Angola no Campeonato Africano de andebol em sénior feminino, decorrido em Tunes em 2014".
Durante a sua intervenção, sublinhou que a competição é a principal ferramenta para que possamos encontrar o melhor entre os melhores em qualquer modalidade desportiva. E no andebol, isso não foge à regra.

 “Compitam, mas sob os auspícios do patriotismo e civismo. Que ganhe o melhor, pois o desporto é festa das multidões e o andebol é a modalidade que galvaniza muitos jovens do nosso país”, realçou. O governador da Huíla agradeceu à Federação Angolana de Andebol pelo facto de ter escolhido a província para realização destes nacionais. Fruto disso, felicitou os dirigentes desportivos, treinadores e atletas, tendo desejado boa estadia.