Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Governo da Lunda Sul promove curso

15 de Janeiro, 2015

O documento indica que as aulas quer teóricas como práticas vão decorrer no auditório e na piscina da Sociedade Mineira de Catoca

Na sequência do protocolo assinado entre as Federações Angolana e Portuguesa de Natação e ao abrigo de uma solicitação do governo da província da Lunda Sul, realiza-se de 19 a 31 do mês corrente, na cidade de Saurimo, um curso de grau geral I de natação e salvamento.

O curso a ser dirigido por formadores da Federação Portuguesa de Natação, vai orientar os professores de educação física, forças de segurança, corpo de bombeiros e técnicos especializados.

De acordo com o comunicado de imprensa a que a Angop teve acesso ontem, terça-feira, durante o curso vão ser abordados temas como a água-características físicas-, comportamento do ser humano na água, terminologia geral, flutuabilidade, equilíbrio estatístico e dinâmico, resistência hidrodinâmica e propulsão.

Os formandos vão ser igualmente capacitados sobre plano de emergência balnear, regras de segurança e legislação, supervisão segura, prevenção do risco, factores de segurança, salvamento aquático, estatística de afogamento, cadeia de sobrevivência, resgate e identificação de um afogamento, complicações no afogamento.

Condicionamentos regulamentares, posicionamento do corpo, alinhamento lateral, horizontal e erros mais comuns, rolamento do corpo, respiração, acção dos membros superiores e inferiores, sincronização dos membros superiores com ciclo respiratório, constam dos conteúdos da formação.

Os 22 formandos vão ainda beneficiar de conhecimentos como viragens, aproximação, mudanças de sentido, impulsão, deslize, saltos de partidas, provas ventrais, dorsais e chegadas cadeia de sobrevivência, riscos para reanimador, princípios do suporte básico da vida, entre outros.

O documento indica que as aulas quer teóricas como práticas vão decorrer no auditório e na piscina da Sociedade Mineira de Catoca, empresa encarregada de assegurar as condições logísticas e materiais.

“A Federação Portuguesa de Natação assume a totalidade da organização do curso, e a estrutura local (Governo da província da Lunda Sul e a Sociedade Mineira de Catoca) a viabilização das condições materiais da sua organização”, lê-se no documento que realça que o curso vai ser realizado de forma intensiva.