Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Governo de Cabinda relana Projecto Promade

Joaquim Suami, em Cabinda - 01 de Julho, 2018

Voleibol, Judo, tica no desporto, Futebol, Ginstica, Atletismo, Basquetebol e Andebol.

Fotografia: Antnio Soares | EDIES NOVEMBRO

O governo da província de Cabinda vai relançar, este ano, o Programa de Massificação Desportiva, denominado \"Promade\", paralisado há 19 anos, com o objectivo de despertar interesse no seio dos jovens da importância da prática do desporto, a partir das escolas.
O vice-governador para área económica, Macário Lembe, que avançou ontem o facto, no final do curso de monitores de educação física, que decorreu no Pavilhão Multiusos do Tafe, durante seis dias, referiu que o governo local tem em agenda, no próximo conselho da província, a aprovação do programa de massificação desportiva, para o relançamento da prática de várias modalidades desenvolvidas na região.
“No próximo conselho da província, vamos aprovar o programa de massificação desportiva. Os professores de educação física, que participaram nesta formação, farão parte deste projecto para contribuir com os conhecimentos adquiridos neste curso”, disse, referindo que, o material desportivo oferecido pelo Ministério da Juventude e Desportos, vai ajudar o projecto “Promade” arrancar sem sobressaltos.
O presidente da associação dos professores de educação física e desportos, Gabriel Nionje, em representação dos formandos, disse que o curso de nível zero dos monitores de educação física, permitiu os participantes aumentarem os seus conhecimentos em matérias ligadas ao judo, andebol, ginástica, basquetebol, futebol e atletismo.
Na ocasião, o secretario de Estado do Desporto, Carlos de Almeida, que trabalhou em Cabinda para avaliar o estado actual das infra-estruturas desportivas, disse que o seu pelouro vai continuar a promover acções formativas, que visam contribuir em pleno o desenvolvimento do desporto no país.
Durante a acção formativa, que contou com a participação de 47 monitores de educação física, foram debruçados temas relacionados a “Gestão e logística desportiva”, “Voleibol”, “Judo”, “Ética no desporto”, “Futebol”, “Ginástica”, “Atletismo”, “Basquetebol” e “Andebol”.      JS, em Cabinda