Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Governo do Bié atento ao desporto

S?RGIO V. DIAS, NO CUITO - 21 de Julho, 2017

Estádio dos Eucaliptos é a estrutura de referência que serve o futebol na província do Bié onde o governador Boavida Neto está atento à causa do desporto

Fotografia: Nuno Flash| Edições Novembro

Os problemas que afectam o desporto no Bié preocupam as autoridades da província, que pela viva voz do governador Álvaro Manuel de Boavida Neto lançam a promessa de uma solução na medida das disponibilidades existentes. Porém, depois de, no passado mês de Junho o mais alto mandatário da província ter reunido com os agentes do sector ficou clara a ideia de que a questão da escassez de espaços para prática de diferentes modalidades é das que mais preocupa os fazedores do desporto na região.

O desporto, na província cuja capital outrora denominava-se Silva Porto, faz hoje por hoje uma “travessia do deserto”. Nessa perspectiva Boavida Neto ressaltou o facto de o desporto escolar ser um factor de impulsionamento para as diferentes modalidades na província. Por isso mesmo, advogou a necessidade de se criarem mais espaços para a prática desportiva.

O governador do Bié aclarou, nessa perspectiva, ser fundamental, ainda, a formação de técnicos e dos agentes desportivos, para a base de conhecimento social e científico. No rol das preocupações que mais inquietam os agentes desportivos do Bié constam, indubitavelmente, a falta de recintos desportivas, formação de técnicos e árbitros, além da carência financeira dos clubes e outros factores.

TRABALHO CONJUNTO
Na esteira dos grandes problemas que estorvam o desenvolvimento do desporto bieno o mais alto mandatário da província defende um trabalho conjunto entre o Governo e os agentes desportivos. “Vamos primeiro tentar harmonizar as coisas e depois trabalhar em conjunto. Deve-se fazer um programa para a eventual concepção dessas infra-estruturas e procurar-se, também, dar solução a outros problemas do sector”, disse.

Em relação às modalidades individuais, como as de luta, atletismo e outras, Boavida Neto reiterou o facto de se poder ter dignos representantes no Bié sobretudo pelo facto destas estarem em volta de mais facilidades em termos de desenvolvimento desportivo.

VANDALIZAÇÃO
O governador do Bié mostra-se, por outro lado, insatisfeito pela vandalização de muitos recintos desportivos erguidos pelo Governo da Província, acrescentando que “quando assim acontece está a se protelar a possibilidade de fazer outro”. Não obstante isso, promete um trabalho contínuo no sentido de criarem mais infra-estruturas comunitárias para apoiar o desporto nestas paragens.

Uma das novidades relevantes em relação a infra-estruturas passa pela promessa feita por Boavida Neto de se construir no futuro um estádio com capacidade para albergar cerca 12 mil espectadores. O mesmo vai ser edificado na comuna satélite do Cunje, localizada a sete quilómetros da cidade do Cuito.