Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Governo homenageia atletas

Gud?ncio Hamelay- Lubango - 11 de Janeiro, 2017

As edições Novembro EP, Direcções de Educação, Saúde, Energia e Águas, Administrações municipais de Chicomba, Jamba, Caluquembe são entre outros que receberam os certificados.

Fotografia: Joranal dos Desportos

Os fundistas huilanos participantes na 61ª edição da São Silvestre de Luanda de 2016 foram homenageados pelo Governo da província da Huíla, numa cerimónia presidida pela vice-governadora para o Sector Político e Social, Maria João Tchipalavela.  A governante considerou o acto uma ocasião “muito especial para a província” por ter conseguido campeões na prova disputada no pretérito dia 31 de Dezembro de 2016.

Para Maria João Tchipalavela, os campeões sempre devem comemorar e celebrar a suas vitórias. Por esse facto, felicitou os participantes na corrida de fim de ano. “Parabéns as nossas meninas que mostraram o seu grande potencial. Conseguiram de forma determinante as vitórias. Parabéns a Ana Isabel, que tem vindo a ser a promotora e a ultrapassar muitas dificuldades e barreiras para trazer o atletismo de volta à nossa província”, disse.

Maria João Tchipalavela reconheceu que a província da Huíla foi uma das grandes estimuladoras e promotoras do atletismo nas décadas de 60 e 70.  “Por isso, estamos a dizer de volta", reiterou. Afirmou que os momentos de vitórias só são possíveis com solidariedade e participação. Destacou os apoios prestados por algumas individualidades singulares e colectivas na província para alcançar os êxitos em provas nacionais.

“Podemos ver que a província tem apoio de várias direcções provinciais, nomeadamente, da Educação, Energia e Águas, Saúde. Isso tem sido pela motivação e interesse da saúde dos cidadãos para a prática do desporto. Também percebem a necessidade de apoiar o atletismo por ser o bom valor acrescentado que traz para a nossa província”, ressaltou.

Maria João Tchipalavela acrescentou que essas entidades devem continuar com a solidariedade e investimento “mesmo que seja de palavra, processo ou apenas uma mão que dêem para incentivar e fortalecer a Associação e o atletismo”. Pediu aos dinamizadores e apoiantes do andebol na província a não retroceder para o bem do desenvolvimento do atletismo em todos os municípios da província.

“Vamos para frente e continuar a ser campeões. Os campeões não devem desistir”, reiterou a governante. A presidente da Associação Provincial de Atletismo da Huíla, Ana Isabel, agradeceu o gesto do governo província da Huíla em homenagear os corredores.

“Não tenho palavra pela tamanha homenagem. Esta vitória não é da Associação de atletismo nem da presidente da Mesa da Aassembleia Geral e membros. É a vitória da própria província. Por isso, se cada pai presente nesta cerimónia de homenagem cedesse o seu filho para praticar o atletismo, agradecíamos. Estamos abertos para preparar os campeões”, manifestou. 

Citou os municípios da Jamba e Chicomba, como sendo excelentes para a prática da modalidade. Avançou que a o atletismo já está expandido nos 14 municípios da província e anunciou que vai ser implementar nos próximos dias no sector da Camana, comuna da Capunda Cavilongo, município da Chibia, que dista à 42 quilómetros da cidade do Lubango. A concretização do projecto conta com ajuda da direcção Provincial de Energia e Águas.

Emocionada em alguns momentos, Ana Isabel ficou sem palavra.  Recomposta, agradeceu também a ajuda das direcções da Juventude e Desportos, Educação, Saúde, Governo da Huíla e outras entidades. Explicou que o vencedor da 61ª edição da São Silvestre, Francisco Caluvi, não se fez presente na cerimónia de homenagem por ser fundista que representa o Interclube de Angola, pese embora residir e treinar no Lubango.
  
A Huíla conseguiu prémios de segundo lugar da classe popular através da corredora Maria Candela. Dofilia Leonardo (auditiva), que representou a selecção provincial, ficou na segunda posição da classificação geral da prova. Também estiveram em destaque os fundistas Jeremias Tchiyeva, Domingas Tchiaca, Felismeid Albano e Francisco Camelhe.

A antiga fundista internacional, Ana Isabel, apresentou igualmente o Diploma Mulher e Desporto que recebeu do Comité Olímpico Angolano (COA) pelos relevantes serviços prestados ao desporto e a afirmação da mulher angolana. A associação local aproveitou a ocasião para proceder à entrega de certificados de méritos às entidades que apoiam a modalidade na província da Huíla.

As edições Novembro EP, Direcções de Educação, Saúde, Energia e Águas, Administrações municipais de Chicomba, Jamba, Caluquembe são entre outros que receberam os certificados.