Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

GP2 pode ser rebaptizada F2

03 de Fevereiro, 2017

Há uma grande possibilidade de a GP2 ser baptizada com o nome da categoria da FIA ainda neste ano

Fotografia: AFP

 É o que afirma a revista britânica ‘Autosport’. Há uma grande possibilidade de a GP2 ser baptizada com o nome da categoria da FIA ainda neste ano, segundo a publicação. E a saída de Bernie Ecclestone do comando da categoria máxima do automobilismo mundial, que era contra a mudança, pode facilitar bem o processo e permitir o ressurgimento da F2.

A negociação, que culminou com a venda da F1 para o Liberty Media, fez com que o conglomerado norte-americano adquirisse também os direitos comerciais da GP2 e da GP3, que estavam sob o comando da antiga proprietária da F1, a CVC, desde 2007. Antigamente, Ecclestone mostrava-se contrário à possibilidade de que a GP2 se tornasse uma categoria do rol de competições da FIA, preferindo ele próprio conduzir o negócio em parceria com Bruno Michel, o chefão das duas categorias de base.

O Liberty Media não se opõe à mudança, que pode acontecer já neste ano, segundo a reportagem. Fontes da publicação indicam que há “mais de 50 por cento de oportunidade” de que a GP2 se torne FIA F2 já neste ano. 

A decisão vai ser tomada durante reunião do Conselho Mundial do Desporto, agendado para Genebra no dia 9 de Março, antes do começo da época, marcado para os dias 15 e 16 de Abril, no Bahrein. Caso os organizadores e a entidade que regem o desporto a motor optem pela mudança, a nova FIA F2 já vai começar a valer a partir de 2017, sendo a categoria que mais vai distribuir pontos na super-licença, que define quem vai estar apto a pilotar no Mundial de F1.

Recentemente, a GP2 publicou o calendário da época 2017. A grande curiosidade foi o agendamento de uma ronda dupla independente da F1, marcado para o circuito espanhol de Jerez de la Frontera para os dias 6 e 7 do mês de Outubro.