Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

GP 11 de Novembro aquece asfalto do Namibe

Hlder Jeremias - 10 de Novembro, 2018

As principais artérias da cidade do Namibe começam registar hoje, a partir das 07h00, momentos de grande azáfama, no âmbito da realização do Grande Prémio 11 de Novembro, em automobilismo e motociclismos, cuja final está marcada para amanhã às 16h00, para celebrar os 43 anos de Independência Nacional.
Organizado pela Associação Provincial de Desportos Motorizados do Namibe, em colaboração com a Federação angolana da modalidade e o governo local, o evento não é pontuável para o Campeonato Angolano de Velocidade, programou as categorias de turismo A (entre 1601 e 2000cc), B( 1600cc), GT&S (viaturas grande turismo e protótipos) e as categorias de motociclismo EVO 600 e AGP 600 inseridas na maior competição doméstica.
A prova tem como palco o habitual circuito citadino, cujo perímetro é de cerca de três km,  contenda está organizada para disputar 16 voltas, no sentido contrário aos ponteiros do relógio, subdivididas em duas mangas para cada categoria, o que vai consubstanciar um total de 32 voltas para cada um dos candidatos à conquista do troféu da Dipanda.
O grosso das equipas residentes nas províncias de Benguela, Luanda, Cuanza - Sul, Huíla e Huambo  encontram-se  desde ontem no Namibe, efectuaram as respectivas inscrições ao longo da semana, aproveitaram o resto do dia para a adaptação ao clima da cidade desértica, com visitas aos locais turísticos, enquanto os especialistas montavam as boxes.
De acordo com o programa, o fecho e a montagem da pista está previsto para as  07h00, deve a verificação documental e entrega de material decorrer  das 08h00 às 09h00. A primeira sessão de treinos livres para os automóveis, acontece às 09h10, ao passo que as classes em motociclismo (AGP e EVO 600) terminam os treinos quando os ponteiros marcarem 10h20.
Os treinos cronometrados arrancam às 14h00, com a pesagem de cada categoria e culmina com um briefing entre o director de prova, pilotos e membros de equipas para passarem em revista os quesitos em torno do escrupuloso cumprimento dos regulamentos emanados das instituições internacionais, que regem as distintas categorias.
A abertura parcial do circuito está marcada às 17h00, deve encerrar amanhã (domingo) às 07h00. As verificações técnicas e treinos livres às duas corridas para turismos e motorizadas estão programadas para às 11hh e 12h20. O certame termina às 16h00, a disputa da segunda manga das distintas classes, ao passo que, após fixação dos resultados e entrega de prémios, o certame culmina com a abertura do circuito às 18h00.