Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

GP Baía Azul junta pilotos em Benguela

Helder Jeremias - 27 de Maio, 2016

As sessões de treinos livres decorrem hoje à tarde próximo ao circuito da Baía Azul

Fotografia: Jornal dos Desportos

As equipas nacionais e os pilotos individuais começam a chegar hoje na província de Benguela para a disputa da terceira jornada do Campeonato Angolano de Rali/Carr'2016, a ter lugar amanhã, a partir das 10h00, no circuito da Baia Azul.

Para ajustar a confiabilidade das máquinas, a organização da corrida definiu hoje, à tarde, próximo ao circuito da Baía Azul, as sessões de treinos livres. Mais de duas dezenas de pilotos ensaiam as estratégias da corrida.

A organização da prova, liderada por Pedro Cristina, informou que o circuito sofreu "uma ligeira diminuição de forma que as equipas possam economizar um pouco o combustível e garantir o restante para as provas subsequentes". A difícil situação económica e financeira do país está na base da medida.

Pedro Cristina está confiante que a etapa vai decorrer com bastante sucesso. O antigo piloto sustenta a esperança na nova etapa da estação do ano.
"Já não chove muito nesta altura do ano e contamos com as excelentes condições", disse.

O Grande Prémio Baía Azul está a causar também uma enorme azáfama entre as equipas. Depois de disputadas duas etapas, a melhoria de resultados na prova e consequente posicionamento na tabela de classificação geral agita os boxes. As equipas de engenheiros e administrativos trabalharam na afinação dos monolugares, obtenção de licenças desportivas e condição física dos pilotos.

O prazo oficial das inscrições terminou na segunda-feira. Os números de pilotos inscritos permitem antever a presença dos principais concorrentes ao título. A organização estipulou mais 24 horas, isto é, até amanhã, para os concorrentes que ainda não se inscreveram. Cada interessado deve pagar uma multa avaliada em 50 por cento da taxa de inscrição estabelecida em 25 mil kwanzas.

O Jornal dos Desportos apurou que a delegação de pilotos das províncias de Luanda, Huila, Huambo e Namibe têm a previsão de chegada ao meio do dia de hoje nas terras das acácias rubras.

Especialistas da promotora Ekuipa, Federação Angolana de Desportos Motorizados e Associação Provincial de Benguela garantiram as condições técnicas e logísticas para os visitantes e anfitriões.

A direcção da Federação Angolana de Desportos Motorizados mantém a sintonia com a Associação local e as autoridades nacionais no intuito de garantir as condições institucionais, tais como segurança no circuito. A presença de efectivos da Polícia Nacional, Serviços de Emergências Médicas e Bombeiros é obrigatória.