Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

GP Cuanza Sul agita autódromo de Belas

Helder Jeremias - 24 de Junho, 2016

Certame alusivo às festas da cidade do Sumbe é pontuável para o Nacional de velocidades

Fotografia: José Soares

Os pilotos nacionais residentes nas províncias de Benguela, Huambo, Namíbe, Huíla e Cuanza Sul são aguardados hoje na capital do país com vista a disputa do Grande Prémio Cuanza Sul, a decorrer amanhã e domingo no autódromo de Belas, em alusão às festas da cidade do Sumbe.

Pontuável para a segunda jornada do Campeonato Nacional de Velocidades, o certame contempla elevado nível de ansiedade do público luandense. O autódromo permaneceu muito tempo silencioso e sem oferecer espectáculo aos aficionados de motores e velocidade sobre o asfalto.

Numa organização da Federação Angolana de Desportos Motorizados e do Team Cuanza Sul, a prova tinha como palco o circuito da cidade do Sumbe, mas por não reunir as condições técnicas para uma competição de grande dimensão foi transferida para Luanda.

Centenas de cidadão oriundos daquela região começaram a chegar a Luanda em apoio aos seus pilotos predilectos. Outras caravanas desembarcam amanhã de manhã. O confronto directo com os audazes da capital e demais províncias com tradição automobilística está no centro da ansiedade.

Durante a conferência de imprensa, realizada segunda -feira, no Centro Aníbal de Melo, o primeiro vice-presidente da Federação Angolana de Desportos Motorizados, Ramiro Barreiro, sublinhou a excelente parceria da instituição reitora do automobilismo nacional com as associações e clubes na organização de eventos de alto nível, tal como sucede com o jovem Team Cuanza Sul.

Ramiro Barreira defendeu a necessidade de uma divulgação "mais séria" de alguns órgãos de comunicação social. O dirigente mostrou algum descontentamento pelo facto de "várias vezes veicularem informações que não compatibilizam com as fotografias divulgadas, muito embora a matéria seja de qualidade".

No que tange às condições técnicas do autódromo de Belas, a organização do evento tomou as providências necessárias em sintonia com a entidade proprietária do imóvel. As instituições procederam à manutenção das zonas de serviço e corrigiram as falhas mais acentuadas ao longo da pista.



GP CUANZA SUL
Huíla confirma participação


Três pilotos representam a província da Huíla no Grande Prémio Cuanza Sul a decorrer domingo, no autódromo de Luanda, pontuável para o Campeonato Nacional de Velocidade. Ericsson e Jerry disputam a prova de motociclismo e Orgart compete na classe de 1600cc de automobilismo.

O presidente de direcção da Associação Provincial dos Desportos Motorizados da Huíla, Ivan Santos, justificou que a redução de pilotos está ligada à conjuntura económica do país, a falta de apoios e de patrocínios.A situação económica está a afectar a formação de novos pilotos e o desaparecimento de outros. A tradição huilana no desporto motorizado está "muito afectado", segundo Ivan Santos.Em quatro anos, a maior parte de pilotos desapareceu. O karting dispõe apenas de três pilotos no activo, cinco na classe de motos e super-motos e sete em automóveis. O motocross e moto 4 não têm pilotos. As suas práticas são inexistentes nas terras altas da Chela.
GAUDÊNCIO HAMELAY | NO LUBANGO