Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

GP Juventude corre em Luanda

H?lder Jeremias - 20 de Abril, 2017

Motores voltam a roncar no autódromo de Luanda

Fotografia: JOSÉ COLA | Edições Novembro


Os especialistas da Federação Angolana de Desportos Motorizados deslocam-se hoje às instalações do Autódromo de Luanda, localizadas no município de Belas, para darem início aos trabalhos de manutenção do circuito e das áreas de serviço, com vista a realização da terceira edição do Grande Prémio Juventude em automobilismo e motociclismo, no domingo próximo. O certame insere-se nas celebrações do Dia da Juventude Angolana, assinalado no dia 14 do corrente.
 
Os trabalhos vão incidir na correcção das falhas mais relevantes sobre o tapete asfáltico, remoção de resíduos sólidos ao longo da pista, limpeza das bancadas, casas de banho, alinhamento dos parques para as viaturas, entre outras acções.

Durante a conferência de imprensa, realizada ontem no Restaurante Mimos, o presidente da Federação Angolana de Desportos Motorizados, Ramiro Barreira, assegurou a existência dos pressupostos para a realização de uma prova à altura da efeméride.

Pontuável para a segunda jornada do Campeonato Nacional de Velocidade, o certame é uma organização conjunta entre a FADM e a JPMLA, organização juvenil do partido MPLA. O certame suscita expectativa elevada nas categorias Open 1500cc, 2000cc, Protótipos, EVO 600cc e AGP 600cc.

Em busca da honra, as equipas das províncias do Cuando Cubango, Cuanza Sul, Namibe, Huambo, Benguela e Huila começam a escalar amanhã a cidade de Luanda. O Secretário Geral da Federação Angolana de Desportos Motorizados, Isaque Rodrigues \"Zazá\" disse ao Jornal dos Desportos, à margem da conferência de imprensa, que a colaboração dos responsáveis da JMPLA, em particular, do seu Secretário Nacional, Sérgio Luther Rescova, tem sido fundamental para que os preparativos estejam a decorrer à preceito. Por outro lado, assegurou a confirmação da maior parte das equipas nacionais.

\"Contamos com a disponibilização de máquinas, matérias-primas e homens para levar adiante os trabalhos que vão culminar na melhoria das condições físicas do Autódromo de Luanda. Queremos que o imóvel possa estar em condições para receber outros eventos enquadrados na presente época desportiva\", frisou Isaque Rodrigues \"Zazá\".

O campeão nacional da categoria EVO 600, Marcos Fonseca, vai travar um dos maiores despiques com Victor Barros, Hélder Coelho \"Vuty\" e Daniel Anfonso \"Dinho Máquina. A prova conta também com outras \"feras\" do motociclismo como Carlos Cruz, Erikson de Carvalho, Erikson Sabas, Dimas Mateus \"Cowboy\", Norberto Andrade, Milton Oliveira, Wilson Mais e William Sigarros.

Na categoria AGP600, Lourenço Morais, Gerónimo Carvalho, Pedro Pina, Alexandre Almeida, João de Deus \"Leandro\", Edson Monteiro, Wilson Mais, Ariton Veloso, Hélder Francisco e Hugo Caldeira são os potenciais candidatos ao troféu.Nas diversas categorias de automobilismos, nos turismos 1.500cc perfilam Carlos Ferreira, Alexandre Deyxel, Edson Martins, Carlos Fernandes, Rubem Oliveira, Edson Ribeiro, Mário Ferreira e Omar Capassa. Sandro Dias, Cléusio Serrão, Miguel Silva e Sandro Ferreira competem nos GTS & Sports.

TURISMOS 2000 CC
Rui Ferreira augura vitória


O piloto do Team RF Racing, Rui Ferreira, desloca-se sábado de manhã ao circuito permanente de belas para efectuar as últimas afinações do Honda 2000, tendo em vista a disputa da terceira edição do Grande Prémio Juventude, na categoria de Turismos 2000, agendada para as 13h00, de sábado próximo.

O vencedor do Campeonato Angolano de Velocidades em 2016 está ciente de que os adversários mais directos vão procurar inviabilizar a sua pretensão de manter o título nacional da maior categoria do automobilismo nacional. O despique travado no Grande Prémio Festas Mar, que a cidade do Namibe acolheu em Maço último, pontuável para a jornada inaugural da época 2017, justifica o alto nível competitivo.

Ramiro Barreira (Lobito Racing Team), Luís Fernandes e Bruno Martins (ambos do Puma Racing Team), Nuno André (NN Racing Team), José Gome, Monte Car Racing e Lili Guedes (Team Pólo Norte) estão em plena forma desportiva. Diante da realidade, o campeão nacional não poupa esforços para estabelecer o melhor tempo diante do público luandense.

Outros potenciais candidatos à conquista do troféu respondem pelos nomes de Ricardo Campos, Ricardo Guedes, Carlos Pereira, Tiago Borges, Manuel Esteve, Jorge Power e Sérgio Cardoso.O jornal dos Desportos apurou que a maior parte das equipas só vai efectuar as sessões de treinos no dia que antecede a competição. Em causa está economizar o desgaste do materiais, sobretudo, de pneumáticos, combustíveis e lubrificantes.