Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Grande Prémio homenagea Mota Gomes

Silva Cacuti - 21 de Novembro, 2014

Grande Prémio homenagea Mota Gomes

Fotografia: Jornal dos Desportos

O GP Mota Gomes disputa-se num percurso de 10 quilómetros,  com partida às 7H30 no farol velho da Ilha de Luanda e chegada no estádio dos Coqueiros. A prova é a grande inovação do calendário de competições da Federação Angolana de Atletismo para a presente época.

A mesma vai oferecer um pacote de prémios na ordem de 1.100. 000 Kwanzas, divididos pelas categorias de atletas federados, atletas populares, atletas paralímpicos, atletas veteranos dos 40 a 50 anos e atletas veteranos de 50 a 60 anos, todas em masculino e feminino.

Na classe de atletas federados serão premiados os seis primeiros classificados. O prémio maior é de 100.000 Kwanzas. Na classe de populares serão premiados os três primeiros, sendo o prémio para o vencedor de 60.000 Kwanzas. Os três primeiros atletas paralímpicos também serão premiados. O vencedor vai receber 50.000 Kwanzas. Para as categorias de veteranos, apenas os vencedores serão premiados com 50.000 Kwanzas.

À data da sua morte, Mota Gomes exercia as funções de secretário-geral da FAA. Como corredor, foi o primeiro atleta angolano a conquistar uma medalha de bronze  em competição africana, nos Jogos da África Central (400 e 800 m), realizados em Angola, em 1981.