Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Grandes jogam sem pressão

Álvaro Alexandre - 04 de Outubro, 2013

Mestres Internacionais começam o campeonato provincial de Luanda diante de jogadores de níveis competitivos baixos

Fotografia: Jornal dos Desportos

A primeira jornada do Campeonato Provincial por Equipas disputa-se amanhã, às 10 horas, na sede da Federação Angolana de Xadrez (FAX), com partidas sem grandes destaques. A competição tem nove jornadas e vai contar com 10 equipas. O término está agendado para o dia 2 de Novembro próximo.

O quarteto composto por 1º de Agosto, Grupo Desportivo da EPAL, Polivalente Aldanuel do Palanca e Progresso Associação do Sambizanga está confiante na obtenção de vitória na primeira jornada do Campeonato Provincial de Luanda.

A primeira mesa vai ser ocupada pela EPAL, que defronta a formação da Escola da Macovi do [Bairro] Popular. O Mestre Internacional Armindo Sousa, capitão da EPAL, vai moldar o grupo integrado pelos Mestres Fide Eduardo Pascoal, Catarino Domingos e Ediberto Domingos, além de João Simões, Luciano Oliveira e Casimiro António.

Os “militares” do Rio Seco vão ocupar a segunda mesa e do outro lado vão estar os representantes do Núcleo da Vila Alice. O 1º de Agosto tem um plantel constituído pelos Mestres Internacionais Adérito Pedro, Amorim Agnelo e Erikson Soares. Os mestres são coadjuvados por Jeovani Santos, Sérgio Miguel, Carlos Fernandes e Vanderson Dias.

A ronda vai ser complementada com as partidas entre Polivalente Aldanuel do Palanca e o Núcleo de Xadrez Municipal do Cazenga, e o Progresso da Associação do Sambizanga e a Selecção das Forças Armadas Angolanas. Na última mesa, a Escola Macovi Feminina joga com a Escola Macovi do Golfe.

O campeonato provincial de 2013 vai ser disputado por 10 equipas e no sistema de todos contra todos, a uma volta. O ritmo de jogo adoptado é de 90 minutos para cada atleta terminar a partida. No decorrer da prova vai ser observada uma tolerância de 30 minutos, em caso de atraso. As partidas vão ser arbitradas por Francisco Andrade, secretário-geral da Associação Provincial de Xadrez de Luanda (APXL).