Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Grandes Mestres agitam torneio

Álvaro Alexandre, Em Barcelona - 20 de Dezembro, 2015

Mestre Internacional angolano Adérito Pedro joga hoje com MI suíço Oliver Kurmann

Fotografia: José Soares

Emoções à flor da pele em Barcelona. A oitava jornada e penúltima da segunda edição do International Chess Festival de Sunway Sitges é marcada hoje com três partidas que vão definir o percurso do campeão do torneio que se disputa no Hotel Sunway Playa&Spa, em Sitges. Os jogos dos Grandes Mestres (GM) coloca o primeiro ao sexto, o segundo ao terceiro e o quarto ao quinto classificados. Assim, GM Júlio Zuniga (Peru) defronta, a partir das 8h30, GM Fernando Peralto (Argentina), GM Sebastien Maze (França) joga com MI Sergei Matsenko (Rússia) e GM Marc Dublan (Espanha) enfrenta GM Emre Can (Turquia).

GM Júlio Zuniga lidera a competição e qualquer deslize é um adeus ao título. O peruano tem o melhor coeficiente entre os seis primeiros classificados e uma derrota ou empate é um fracasso.  Só a vitória interessa para sonhar alto na última jornada.

O mesmo não se diz aos restantes. GM Emre Can tem o pior coeficiente entre os líderes. Os empates feitos de peças brancas colocam-no na última posição do top-seis. Hoje, vai disputar de peças negras e uma vitória ou empate pode ascender a alguns lugares.

GM Fernando Peralto, GM Sebastien Maze, MI Sergei Matsenko e GM Marc Dublan são potenciais candidatos ao título. Uma vitória é meio caminho para o lugar mais alto do pódio. Pelo valor do prémio (estimado em 100 mil euros), os GM não têm outra opção, senão evitar a derrota.

Longe do pódio, os angolanos procuram manter a dignidade e recuperar a melhor pontuação possível para elevar o ELO internacional. Assim pensa o MI Adérito Pedro, o melhor atleta nacional. O resgate da liderança do rating nacional mexe com o orgulho pessoal. É com esse sentimento que o atleta do 1º de Agosto defronta o MI Oliver Kurmann (Suíça). A um ponto dos "comandantes", MI Adérito Pedro pode ascender ao grupo de líderes se vencer os dois últimos jogos. A tarefa não é fácil para o 13º classificado. Oliver Kurmann é um "osso duro para roer".

Para a mesma jornada, Thibault Louis (França) joga com Jeovani Santos (1º de Agosto), Domingos Paulino (Escola de Xadrez de Viana) enfrenta Viktor Feduk (Rússia), Carlos Fernandes (1º de Agosto) defronta Rafael Torres (Espanha), Juan Bosco Rodrigues (Espanha) joga com CM João Júlio (Escola de Xadrez de Viana) e Diogo Agostinho (Selecção Militar de Angola) enfrenta o compatriota Adriano Pacavira (Escola de Xadrez de Viana). O empate é o prognóstico mais provável nessa partida.

Ontem para a sétima jornada, MI Adérito Pedro empatou com MI Daria Charochkina (Rússia). No final, a tristeza do atleta angolano foi um contraste com o sorriso de felicidade da russa.

A jovem dificultou a estratégia da vitória do melhor angolano na prova com sapiência. O empate também foi o resultado registado na partida entre Jeovani Santos e Mestre Fide (MF) Julio Javier (Cuba), bem como no tabuleiro disputado pelo CM Manuel de Aysa (Espanha) e Carlos Fernandes. A divisão de pontos também se registou na partida entre MF Margarida Coimbra (Portugal) e Domingos Paulino. O atleta da Escola de Viana contentou-se com o resultado. A jogar de preta, Paulino não teve oportunidade de inverter o ataque. Até o final, suportou a "avalanche" da mestre portuguesa.

Quem sorriu no final do dia, foi CM João Júlio. O patrão da Escola de Viana derrotou José Anso (Espanha) em partida com pouco pormenor técnico. O mesmo não se pode dizer de outros dois angolanos. Juan Luis (Espanha) derrotou Adriano  Pacavira e Gilles Vuitton (França) ganhou ao Diogo Agostinho.Entre os potenciais vencedores da competição, GM francês Sebastien Maze venceu GM espanhol Levan Arosshidze, GM turco Emre Can empatou com GM peruano Julio Zuniga e MI russo Sergei Matsenko empatou com GM espanhol Marc Dublan.

Na tabela de classificação geral, GM Júlio Zuniga (Peru) lidera com 5,5 pontos, os mesmos do MI Sergei Matsenko (Rússia), GM Sebastien Maze (França), GM Marc Dublan (Espanha), MF Emre Can (Turquia) e GM Frenando Peralta (Argentina).

Entre os angolanos, MI Adérito Pedro continua na 13ª posição com 4,5 pontos. Jeovani Santos está na 53ª (3,5); Domingos Paulino, 56ª (3); Carlos Fernandes, 59ª (3); CM João Júlio, 67ª (3); Diogo Agostinho, 69 ª (2,5) e Adriano Pacavira, 72ª (2,5 pontos).


TÍTULO
Angolano conquista torneio de "rápidas"


O angolano Domingos Mateus, da Selecção Militar, conquistou, ontem, no  Hotel Sunway Playa & Spa, em Sitges, o torneio de partidas rápidas de três minutos do grupo B. O atleta do Exército Nacional acumulou cinco pontos em oito jornadas.

Na última ronda, Mateus consolidou a conquista com um triunfo diante da Mestre Fide Camille de Seroux (Suíça). Antes, o angolano derrotou Leif Warstad (Noruega), Joan Domingo (Espanha), Ricardo Carrillo (Colômbia) e o compatriota Carlos Jorge (Escola de Xadrez de Viana). Três derrotas entraram também na estatística do atleta na prova.

No pódio, Domingos Mateus subiu ao lugar mais alto com cinco pontos, seguido do angolano João Amaral (4,5) e do norueguês David Nesse (4,5).

EM ABSOLUTO
O torneio absoluto de partidas rápidas terminou com um resultado "absoluto". O Grande Mestre Julio Zuniga (Peru) venceu os oito jogos que resultaram oito pontos na tabela de classificação geral. Na última jornada, o sul-americano selou a conquista do torneio com uma vitória sobre MF Cyrus Yu Zhen (Singapura).

Noutras partidas da última jornada, o GM Thal Abergel (França) perdeu diante do GM Alexander Fier (Brasil), Oscar Banos (Argentina) perdeu diante do MI Jorge Rodriguez (Colômbia), CM João Júlio (Escola de xadrez de Viana) perdeu diante de João Amaral (ISTA) e David Nesse (Noruega) venceu Carlos Fernandes (1º de Agosto).participaram do torneio 37 xadrezistas e os melhores classificados foram o GM peruano Júlio Zuniga (8), GM brasileiro Alexander Fier (6,5) e GM Thal Abergel (6).

Entre os angolanos, Domingos Mateus (Selecção Militar de Angola) destacou-se ao se classificar na 10ª posição com cinco pontos. João Amaral (ISTA) quedou-se em 14º lugar com 4,5 pontos;  CM João Júlio (Escola de Xadrez de Viana) foi o 23º com 3,5 pontos e Carlos Fernandes (1º de Agosto) ocupou a 26ª posição com três pontos.


GRUPO B
Domingos Mateus
pretende o pódio


Domingos Mateus (Selecção Militar de Angola) enfrenta hoje, às 8h30, Gerardo Pena (Espanha) em partida da oitava jornada do grupo B da segunda edição do International Chess Festival de Sunway Sitges, que se disputa no Hotel Sunway Playa & Spa de Sitges, em Barcelona. O melhor angolano no grupo entra no jogo com pensamento na vitória, depois de desperdiçar ontem a oportunidade de alcançar a liderança.

Noutras partidas para a mesma jornada, João Amaral (ISTA) joga com Emílio Wheatley (Espanha) e MF Sónia Modio (África do Sul) enfrenta Carlos Jorge (Escola de Xadrez de Viana).

No topo, os líderes da prova estão teoricamente facilitados. A vitória é o resultado previsível no tabuleiro um e dois. Ambos jogam de peças brancas e têm a iniciativa de controlar os movimentos das peças no tabuleiro. Grahan Robert (País de Galles) joga Alfonso Oricain (Espanha) e Konstantinos Soilemetzidis (Grécia) defronta Xavier Andres (Espanha).

Ontem, para a sétima jornada, a delegação angolana não teve motivos de manter o sorriso, que vinha a exibir desde a quarta jornada. A esperança de erguer a bandeira de Angola no lugar mais alto do pódio "morreu", quando o árbitro confirmou empate entre Domingos Mateus e Graham Robert.

A jogar de peças de brancas, o angolano foi incapaz de ditar as regras ao adversário. Domingos Mateus foi movido por um sentimento de humildade e deu ao "filho" do país de Galles a oportunidade de criar uma defesa cerrada. Ante a inoperância de forçar deslize ao adversário, Mateus acordou empate com o adversário. A metade do ponto disponibilizado ao Graham foi suficiente para baixar Mateus ao terceiro lugar da tabela, enquanto a outra metade colocou o adversário na outra extremidade da tabela. Agora, Graham Robert é co-líder da competição ao lado de Konstantinos Soilemetzidis.

Noutras partidas, Gerardo Pena (Espanha) ganhou ao João Amaral e Daniel Calle (Espanha) quebrou o ciclo de vitórias de Carlos Jorge. O espanhol impingiu uma derrota sem agravo ao angolano.

Na tabela de classificação geral, Graham Robert (País de Galles) e Konstantinos Soilemetzidis (Grécia) lideram o grupo B da segunda edição do International Chess Festival de Sunway Sitges com seis pontos. Domingos Mateus (Selecção Militar de Angola) ocupa a terceira posição com 5,5 pontos.

João Amaral (ISTA) perdeu terreno e está fora do top-10. O angolano desceu do oitavo para a 19ª posição com quatro pontos. Carlos Jorge (Escola de Xadrez de Viana) ocupa a 48ª posição com o modesto três pontos.