Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Gregg Popovich reforça história

12 de Fevereiro, 2015

Contrato do técnico termina em 2019

Fotografia: AFP

Como que por ironia, a milésima vitória da carreira de Gregg Popovich aconteceu  em Indiana, o Estado onde nasceu há 66 anos. E do lado contrário estavam os Pacers, a equipa do Este contra a qual o experiente treinador apresenta a mais alta taxa de sucesso (81,8 por cento). Melhor só perante Golden State (83,3 por cento).Mas o triunfo que ajuda a reforçar a história notável de um técnico que orientou sempre a mesma equipa na Liga (só Jerry Sloan, pelos Utah Jazz, conseguiu mais triunfos – 1.127 – por uma única formação) esteve quase a ser... uma derrota. 

Com efeito, os campeões Spurs entraram no último período a perder 65-79. E só a escassos dois segundos do fim passaram para a frente (95-93), graças a um lançamento de Belinelli.Esta foi apenas a terceira vez que Popovich viu a  equipa anular uma desvantagem de 14 (ou mais) pontos no último parcial. As outras ocorreram em Phoenix (Janeiro de 2005) e em casa contra Minnesota (Dezembro de 2010).No final, ninguém se admirou do  menos efusivo ser... Popovich. “A fórmula? Estou aqui há muito tempo e tenho tido a sorte de estar sempre rodeado de excelentes jogadores”, disse.Já cinco vezes campeão, Popovich anunciou recentemente a intenção de se retirar em breve. Isso, apesar de ter contrato até 2019.

Lesão
Wade falha
All-Star Game


O base Dwayne Wade não vai disputar o NBA All-Star Game, agendado para  domingo, por ainda estar a recuperar-se  de uma lesão na perna direita que o fez falhar os últimos seis jogos dos Miami Heat.“Poderia forçar um regresso, mas não seria uma decisão muito inteligente. Teremos uma recta final de fase regular muito intensa para assegurar a presença nos Play-offs", afirmou a estrela dos Heat, que ocupam neste momento o sétimo posto da conferência este.Wade coloca assim um ponto final à série de dez anos consecutivos a participar no All-Star Game, sempre na condição de titular.Dwyne Wade tem sido fundamental na boa campanha que a sua colectividade tem estado a realizar durante a fase regular da melhor competição do mundo, a Liga Norte-americana de Basquetebol.