Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Grito do Rei pela liderana

Francisco Carvalho - 04 de Março, 2017

Sala de jogo da Federao continua com forte animao

Fotografia: Jos Soares

A liderança do campeonato provincial de xadrez de Luanda da categoria Sub-16 pode mudar de \"dono\", hoje, quando Domingos Júnior receber a partir das 10h00, na sala de jogos da Federação Angolana da modalidade, Grimaldo dos Santos em partida a contar para a sétima jornada. O atleta da Macovi Sport Clube está separado do colega de equipa por meio ponto na tabela de classificação geral.

A jogar de peças brancas, Domingos Júnior abre a competição com ataque à linha de defesa de Grimaldo dos Santos. Em busca de vitória, o líder da competição deve manter o sufoco até o cair do Rei. Qualquer deslize desemboca num contra-ataque do adversário e  pode sentir o sonho do título adiado.

Noutra partida, Marciano André joga com José Borges. O jogo acarreta importância especial por congregar dois adversários posicionados na segunda linha da tabela geral. Com cinco pontos, André ou Borges pode ascender à liderança da competição. A vitória tem efeito imediato, caso se registe um  empate no primeiro tabuleiro.

Não menos importante é o jogo que envolve Ariclenes Filipe e Márcio Filipe. De peças pretas, Filipe espreita o assalto à liderança da prova. Diante de si está um adversário que não está no grupo de \"comandantes\". Por isso, a abertura do jogo é determinante para  se manter colado aos líderes. Em caso de empate, nos dois primeiros tabuleiros, Márcio Filipe assume a liderança da competição.

Noutros jogos, Valdemar Luís enfrenta Milton Bunga, Carlos Baltazar joga com Josemar dos Santos e Domingos Fernandes enfrenta Miguel Bessa.
Na tabela de classificação geral, Domingos Júnior lidera isolado com 5,5 pontos, seguido dos colegas de equipa Marciano André, Grimaldo dos Santos e Márcio Filipe com 5 pontos. José Borges, da Academia de Xadrez do Golfe, vem a seguir com igual número de pontos.

FEMININO
Sem alternativa para contrapor a \"fúria\" de Luzia Pires, Olga da Costa vai abrir as alas para deixar passar os cavalos e os bispos da líder feminina do campeonato provincial de Luanda de Sub-16, em partida da sétima jornada. A atleta do Polivalente Aldanuel pode confirmar, hoje, o título diante da jogadora da Macovi Sport Clube.

Luzia Pires faz um percurso sem lisura. Em seis jogos disputados, colecciona igual número de vitórias. A força da presumível campeã de Luanda reside na vasta experiência que acumula. Do grupo que disputa do certame, é a única com presenças na selecção nacional. Tem participações em diferentes torneios internacionais realizados no mundo.

Noutras partidas, Janeta Domingos joga com Yara Paixão, Apolicartea Neto enfrenta Eulália Lourenço, Ednásia Júnior enfrenta Ana dos Santos, Sónia Paixão defronta Telma Fernando e Jéssica Ambriz joga com Clementina Martins.

Na tabela de classificação geral, do provincial de Luanda de Sub-16 feminino, a atleta do Polivalente Aldanuel, Luzia Pires, lidera isolada com 6 pontos. A líder invicta é seguida por Olga da Costa (Macovi Sport Clube) com 4,5 pontos, Ana dos Santos (Progresso do Sambizanga), 4 pontos, Ednásia Júnior (Macovi Sport Clube), 4 pontos e Janeta Domingos (Academia de Xadrez do Golfe) com 3 pontos.