Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Grupo extremista brasileiro aliado do Estado Islmico

20 de Julho, 2016

Estado Islmico e declara submisso ao lder do califado, Abu Bakr al-Baghdadi

Fotografia: AFP

Um grupo extremista brasileiro, declarou lealdade ao Estado Islâmico e criou um canal chamado "Ansar al-Khilafah Brazil" na rede social Telegram, semelhante ao popular WhatsApp. A informação foi divulgada pela especialista norte-americana em monitorização de actividades terroristas na web, Rita Katz, do SITE.

Esta é a primeira vez, que uma organização sul-americana anuncia uma aliança com o Estado Islâmico e declara submissão ao líder do califado, Abu Bakr al-Baghdadi. Dentro do canal no Telegram pode ler-se, que "se a polícia francesa não consegue parar ataques dentro do seu território, o treino dado à polícia brasileira não servirá de nada", numa alusão ao apoio que agências internacionais de inteligência, ofereceu ao governo brasileiro para a prevenção de ataques terroristas durante os Jogos Olímpicos.

Na semana passada, a Assembleia Nacional de França publicou o relatório de uma audiência com o chefe da Direcção de Inteligência Militar (DRM), general Christophe Gomart, no qual o especialista admitia ter informações de que o Estado Islâmico planeou um atentado contra a delegação francesa durante os Jogos.