Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Gustavo é hoje reconduzido no COA

Jo?o Francisco - 10 de Junho, 2017

O ainda deputado Gustavo Vaz da Conceição deve ser reconduzido hoje para mais um mandato no Comité Olímpico Angolano (COA),

Fotografia: M.Machangongo

Cabeça de lista composta por 17 membros, Gustavo da Conceição tem como vices - presidentes, Diógenes do Espírito Santo Oliveira, Leonel da Rocha Pinto, Pedro Celestino de Sousa Godinho e Eufrazina Teresa da Costa Lopes Gomes Maiato.

António Pedro Monteiro, também deve ser reconduzido como secretário - geral, e Inês da Conceição Mesquita do Amaral Gourgel, como tesoureira.

Fazem ainda parte do mesmo elenco, os vogais Mário Rosa de Almeida, José Walter Joaquim Gomes dos Santos, Mário José da Cruz Correia Fernandes, Auxílio de Oliveira Martins Jacob, Artur de Almeida e Silva, Elisa Manuela Brito Webba Torres, Sara Jean Ananás da C. Tavares David, Olga Maria Belo Agostini de Albuquerque e Marcelina Kiala.

No comunicado que antecede as  eleições que tivemos acesso, a Comissão Eleitoral refere que : “a abertura da urna pela Comissão Eleitoral, deve demonstrar aos presentes que a mesma está completamente vazia,  a urna volta a ser encerrada de modo a assegurar a sua inviolabilidade”.

O acto obedece a “ um caderno de eleitores, composto por todos os membros efectivos do COA da Olimpíada 2013-2016, que estejam presentes na mesa de votação e vão ser mencionados os nomes dos membros do COA com direito a voto, o peso de voto de cada um , além de dois espaços em branco,  um para assinalar a presença dos votantes e outro para a rubrica destes”.

Segundo ainda o regulamento,  “os membros do COA que pretenderem votar por correspondência, deviam endereçar (de 01 a 05 de Junho) à Comissão Eleitoral a sua pretensão, devidamente fundamentada, entregando-a nos dias acima referidos a um dos membros da Comissão na sede do COA, devidamente protocolado.

“ Após o acto de confirmação da presença dos eleitores, a Comissão eleitoral entrega ao votante, o boletim de voto correspondente ao seu peso de voto. Aqui, abrimos um parêntesis para referir que há eleitores com direitos, a seis (6), dois (2) e um (1).

O próprio regulamento, reserva espaço para “liberdade de expressão”, se tivermos em conta que: “o votante deve preencher o boletim de voto conforme a sua vontade.

De acordo com o documento regulador do processo eleitoral do COA, “ feita a contagem dos votos, após o encerramento da urna neste sábado (10.06), deve ser anunciado o resultado provisório da votação, os resultados definitivos são anunciados na terça-feira (13.06) às 10h00. conclui.