Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Haiti aguarda pela chegada do Troféu

27 de Outubro, 2013

O troféu do campeonato do mundo de futebol de 2014 é aguardado com redobrada expectativa no Haite

Fotografia: AFP

A chegada do Tour do Troféu da Copa do Mundo da FIFA ao Haiti mostra a força unificadora do futebol para levar alegria ao povo da ilha das Caraíbas nos piores momentos.

Ao longo de três dias, a população pode participar de vários eventos programados pela Coca-Cola e pela FIFA, entre os quais a possibilidade de ver de perto o Troféu da Copa do Mundo da FIFA. No primeiro dia vai haver apresentações de DJs e dançarinos locais e jogos interactivos, o que torna mais festivo o ambiente em volta do futebol. As animações, cujo tema é o futebol, são executadas com hologramas de última tecnologia.

 As pessoas podem entrar a seguir no salão do troféu, onde têm a possibilidade de tirar fotografias com a taça. No dia seguinte, uma partida especial entre duas equipas de craques locais vai ser realizada no Estádio Nacional, com relva artificial instalada com o apoio de um fundo para projectos especiais da FIFA. O artista haitiano Mika Ben vai cantar o hino nacional antes da partida e o troféu é exibido ao público.

Mais uma vez a FIFA, os seus parceiros e a Federação Haitiana de Futebol, têm papel activo no desenvolvimento do futebol no país. Em 2000, a FIFA ajudou a reconstruir o primeiro centro técnico do Haiti e, até hoje, foram lançados no país 18 projectos apoiados pela FIFA em três grandes áreas, projectos de desenvolvimento, apoio técnico e actividades do programa Performance.

A FIFA já ajudou e continua a ajudar em todo o mundo a construir as sedes das suas federações afiliadas, além de centros de treino e campos para permitir que elas contem com a infra-estrutura e os recursos básicos para realizar o seu trabalho. O Haiti já beneficiou desses projectos de desenvolvimento, tendo recebido dois campos de futebol e dois projectos que contribuíram para a construção e a ampliação do centro técnico nacional.


MUNDIAL DE CLUBES
Ingressos começam
a ser vendidos

Os adeptos do Atlético Mineiro, campeão da Copa Libertadores da América 2013, podem começar a reservar os seus lugares para acompanhar de perto a aventura do Galo na Copa do Mundo de Clubes da FIFA Marrocos 2013

A fase de pré-venda online, exclusiva para quem tem cartão Visa, está aberta até amanhã, domingo.  A fase de venda aberta ao público em geral, para pagamento com outros cartões, começa na segunda-feira, 28 de Outubro, e inclui todas as categorias de ingressos.

Alguns pontos de venda presencial de ingressos em Marrocos estão abertos de Novembro até ao último dia da competição no Estádio de Agadir, no Estádio de Marraquexe.

A Copa do Mundo de Clubes da FIFA Marrocos 2013 é disputada entre de 11 a 21 de Dezembro e, além do Galo, tem já confirmadas as presenças dos campeões continentais Auckland City (OFC), Bayern de Munique (UEFA) e Monterrey (CONCACAF), assim como do Rala Casablanca, campeão marroquino.

Ainda falta ser definidos os campeões da AFC, onde a disputa é entre o FC Seul (Coreia) e o Guangzhou Evergrande (China), e da CAF, em que lutam pela vaga o Al Ahly (Egipto) e o Orlando Pirates (África do Sul). A estreia do Atlético está prevista para 18 de Dezembro, na semifinal, contra Rajá Casablanca, Auckland City ou Monterrey.