Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Halo une Mercedes e Ferrari

05 de Maio, 2016

Aperto de mão entre os dois primeiros classificados da Rússia sela a boa relação

Fotografia: AFP

Halo ou aerotela. Uma das duas protecções de cockpit da Fórmula põe fim ao conflito de interesses entre a Mercedes, a Ferrari e a Red Bull. As duas melhores equipas da presente época preferem a solução designada por halo e a tetracampeã defende a aerotela. A introdução da protecção pode ficar adiada para a época 2018.

A FIA está decidida a introduzir a novidade na próxima época e estabeleceu o dia 1 de Julho para a definição do tipo de protecção a ser utilizada, de acordo com a imprensa espanhola.

Na época passada, a Ferrari testou o halo, um conceito desenvolvido dentro da Mercedes. Por isso, as duas equipas defendem a introdução da solução. A aerotela é um projecto da Red Bull e foi usada pela primeira vez em treinos livres do GP da Rússia.

Nas etapas de Espanha e do Mónaco, a protecção deve ser testada, segundo o director de provas da F1, Charlie Whiting. O responsável afirmou que estão optimistas e acreditam que podem encontrar-se alguma solução para se evitarem reflexos (para a aerotela).

"Entendemos que pode ser muito difícil, quando há edifícios altos, árvores, muito sol, esse tipo de efeito que é mais provável em pistas como Mónaco ou Monza, onde há mais factores naturais", disse.

A aerotela foi mais bem recebida pelo público e profissionais da F-1 do que o halo. No entanto, a possibilidade de ser escolhida é maior. O que preocupa a Mercedes e a Ferrari é que acreditam nas vantagens aerodinâmicas da Red Bull por ter mais detalhes do projecto. Com as mudanças já acordadas para a próxima época, que incluem medidas para neutralizar o rendimento dos motores, há o temor dos rivais de que os tetracampeões ganhem terreno.

Embora haja a previsão de uma definição sobre qual vai ser a protecção escolhida para ser acoplada ao cockip dos carros de F1, existe uma possibilidade de tal decisão ser adiada para 2018.

A Comissão da F1 vai ser formada em breve para tomar uma decisão entre um conceito e outro. Uma publicação alemã informa que é muito tarde para os dirigentes que regem o desporto colocar em pauta uma mudança para a época 2017, a menos que haja total unanimidade.

“As decisões da Comissão da F1 após 30 de Abril podem ser introduzidas em 2018”, explicou  Michael Schmidt.

Não há garantia de unanimidade. Bernie Ecclestone, por exemplo, mostrou-se totalmente contra. Para Charlie Whiting, a expectativa é de acordo. Porém, caso não haja um consenso, pode ser invocado o chamado ‘cartão de segurança’. “Não estamos à espera de nenhuma equipa contra, porque se trata de uma questão de segurança”, afirmou.

Nem mesmo na FIA há um consenso. Andy Mellor, chefe de segurança da FIA mostrou-se preocupado por entender que as batidas fortes podem causar lesões na cabeça do piloto ao bater no Aeroscreen.

A revista alemã obteve de uma fonte, que “as equipas aceitariam voluntariamente a protecção ao cockpit, enquanto os pilotos entrariam em pé de guerra se tiverem de esperar até 2018”.

FÓRMULA 1
Estatística dos pilotos

Pilotos               GP   1º   2º     3º   Podios Pole   Voltas    VMR    Lider    Pts
Nico Rosberg        4    4     0       0      4        2       223       2     164      100
Lewis Hamilton     4    0     2       1      3        2       223       0        0         57
Kimi Raikkonen     4    0    1        1      2        0       188       0       0         43
Daniel Ricciardo    4    0    0        0      0        0       222      1        2        36
Sebastian Vettel    3    0    1        1      2        0       113      0        0        33
Felipe Massa         4    0    0        0      0        0       222      0       0        32
Romain Grosjean   4   0     0        0      0        0       221      0        0       22
Daniil Kvyat          3   0     0        1      1        0       64      0        0       21
Valtteri Bottas       4   0     0        0      0        0       222     0        0       19
Max Verstappen    4   0     0        0       0        0       170     0        0       13
Fernando Alonso   3   0     0        0       0         0      125      0        0        8
Kevin Magnussen  4   0     0        0       0         0      220      0       0        6
Nico Hülkenberg   4   0     0        0        0         0     168      1       0        6
Carlos Sainz Jr     4   0     0         0        0         0    194      0       0        4
Sergio Pérez        4   0     0         0         0        0    221      0       0        2
Jenson Button      4   0    0          0         0        0    170      0       0        1
Stoffel Vandoorne 1   0    0          0         0        0      56      0        0       1
Jolyon Palmer       3   0    0          0          0       0    164      0        0       0
Marcus Ericsson    4    0    0         0          0       0    201     0        0       0
Pascal Wehrlein    4    0     0         0          0      0    218     0        0       0
Felipe Nasr           4    0     0         0          0      0    219      0       0       0
Esteban Gutierrez  4   0     0          0          0     0    133      0       0       0
Rio Haryanto        4     0    0          0          0     0    129      0       0       0

Classificação
PILOTOS


Nº     Pilotos                 País                    Pts

1-   Rosberg               Alemanha             100
2 -  Hamilton              Reino Unido            57
3 -  Raikkonen            Finlândia                43
4-   Ricciardo              Austrália                 36
5 -  Vettel                  Alemanha                33
6 -  Massa                  Brasil                      32
7 -  Romain                França                     22
8 -  Kvyat                   Rússia                     21
9 - Ottas                    Finlândia                 19
10 - Verstappen         Holanda                   13
11 - Alonso                Espanha                    8
12 - Magnussen          Dinamarca                6
13 - Hülkenberg          Alemanha                 6
14 - Sainz Jr               Espanha                   4
15 - Pérez                  México                      2
16 - Button                Reino Unido              1
17 - Vandoorne          Bélgica                     1
18 - Palmer                Reino Unido             0
19 - Ericsson              Suécia                     0
20 - Wehrlein             Alemanha                0
21 - Felipe Nasr         Brasil                       0
22 - Gutierrez            México                     0
23 - Haryanto            Indonésia                 0

Classificação
CONSTRUTORES
Nº       Equipas           País               Pts
1 -        Mercedes       Alemanha      157
2 -        Ferrari             Itália             76
3 -        Red Bull          Áustria           57
4 -        Williams          Reino Unido    51
5 -        Unidos Haas    Estados            2
6 -        Toro Rosso       Itália             17
7 -        McLaren           Reino Unido   10
8 -        Force India       Índia               8
9 -        Renault            França             6
10 -      Sauber             Suíça               0
11 -      Manor              Reino Unido      0


Classificação final - GP DA RÚSSIA

Nº  - Pilotos                  Equipa             Tempo           Voltas     Líder    Grid       Pts


1     Nico Rosberg           Mercedes        01:32:41.997        53            53       1        25
2     Lewis Hamilton        Mercedes        +25.022                53             0      10        18
3     Kimi Raikkonen       Ferrari             +31.998                53             0       4        15
4     Valtteri Bottas         Williams           +50.217               53              0       3        12
5     Felipe Massa           Williams           +1:14.427             53             0       5       10
6     Fernando Alonso     McLaren           +1 volta                 52             0      14        8
7     Kevin Magnussen    Renault            +1 volta                 52             0      17        6
8     Romain Grosjean    Haas                 +1 volta                 52             0      15        4
9     Sergio Pérez           Force India       +1 volta                 52             0        7        2
10   Jenson Button         McLaren           +1 volta                 52             0       12       1
11   Daniel Ricciardo      Áustria Red Bull +1 volta                 52             0         6       0
12   Carlos Sainz Jr        Toro Rosso        +1 volta                 52             0       11       0
13   Jolyon Palmer         Renault             +1 volta                 52             0       18       0
14   Marcus Ericsson      Sauber              +1 volta                 52             0       22       0
15   Daniil Kvyat           Red Bull             +1 volta                 52             0         8       0
16   Elipe Nasr              Sauber              +1 volta                  52             0       19       0
17   Esteban Gutierrez   Haas                 +1 volta                  52             0       16       0
18   Pascal Wehrlein      Manor                +2 voltas                51             0       20       0
AB   Max Verstappen     Toro Rosso         +53 voltas                 0             0        9       0
AB   Sebastian Vettel     Ferrari                   Batida                   0              0        2       0
AB   Nico Hülkenberg     Force India          +53 voltas               0              0       13      0
AB   Rio Haryanto          Manor                 +53 voltas               0               0       21      0