Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Hamburgo apresenta candidatura aos jogos Olímpicos de 2024

23 de Março, 2015

A candidatura de Hamburgo para sede dos Jogos Olímpicos de 2024 prestes a ser oficializada

Fotografia: A

A candidatura de Hamburgo, para sede dos Jogos Olímpicos de 2024, deu um passo importante para ser oficializada, no passado sábado. O programa desenvolvido pela cidade, para receber o evento, foi aprovado por unanimidade durante uma reunião da Confederação Alemã de Desportos Olímpicos (DOSB), que preteriu uma possível preferência por Berlim, como candidata.

Depois de duas horas e meia de discursos, de diversos políticos, incluindo o ministro do Interior da Alemanha, Thomas de Maiziere, e o prefeito de Hamburgo, Olaf Scholz, aconteceu a votação. Sem abstenções, os 410 dirigentes da DOSB ratificaram o apoio à cidade do norte do país. “Não poderia todo mundo mirar os Jogos Olímpicos e não confiar na gente para organizá-lo. Podemos fazer isso”, disse Scholz.

O presidente da confederação, Alfons Hörmann, declarou que a decisão foi um “momento de virada” para o desporto alemão e garantiu que a candidatura de Hamburgo vai ser guiada pelas directrizes do Comité Olímpico Internacional (COI) na exigência de mais transparência. “Queremos ser exemplo para o futuro olímpico e paralímpico.”

A votação, praticamente, definiu a candidatura de Hamburgo, que vai precisar de apresentá-la oficialmente até o dia 15 de Setembro.Até o prefeito de Berlim, Michael Müller, mostrou-se resignado sobre a possibilidade, mas admitiu o incómodo por não ver a sua cidade ganhar o apoio que esperava. “Ainda machuca”, sintetizou.

A escolha de Hamburgo, pela Alemanha, surpreendeu porque esperava-se que o país fosse apresentar a candidatura de Berlim, que também mostrou interesse em receber os Jogos. Pesou na decisão, entretanto, a maior aprovação popular dos moradores de Hamburgo na comparação com os de Berlim: 64 por cento a 55 por cento.

Um referendo ainda vai ser votado em Hamburgo para confirmar a candidatura, mas a tendência é que ela seja aprovada. Desta forma, a cidade pode tornar-se na terceira confirmada na luta para receber os Jogos, ao lado de Boston e Roma. Paris também deve-se juntar ao grupo.Outras possíveis concorrentes são Baku, Budapeste, Doha  e Istambul.

VENDA DE BILHETES

O Comité Organizador, dos Jogos Olímpicos do Rio em 2016, detectou a venda fraudulenta de bilhetes para a competição, tendo iniciado uma investigação interna e denunciado o caso à polícia.“Várias pessoas receberam, por correio electrónico e chamadas telefónicas, com o objectivo de vender os ingressos mais procurados e disputados. Como ainda não iniciámos a venda de bilhetes, só pode tratar-se de uma fraude”, alertou o director de comunicação do comité organizador do Rio 2016, Mário Andrada.Em conferência de imprensa, o mesmo responsável, indicou que o calendário definitivo das competições não está ainda concluído e que os ingressos só começam a ser vendidos em 31 de Março.De acordo com o director de comunicação dos jogos, os falsos bilhetes, diziam respeito aos eventos mais caros da competição e estavam a ser vendidos, sob a forma de um pacote que incluía alojamento e outros serviços.