Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Hamilton larga hoje na pole na ustria

03 de Julho, 2016

Lewis Hamilton marcou a pole position para o GP da ustria

Fotografia: AFP

 Rosberg fez o segundo tempo, mas vai largar em sétimo devido à punição por troca de caixa de mudança. Nico Hulkenberg herdou o segundo lugar na grelha e Jenson Button, a terceira posição. Sebastian Vettel também foi punido.

O treino chegou a ser interrompido por uma forte batida de Daniil Kvyat ainda na primeira parte da classificação. O russo foi uma das vítimas das novas zebras, que já haviam causado quebras de suspensão nos carros de Max Verstappen e Nico Rosberg nos treinos livres. Foi justamente pela batida que o líder do campeonato teve de trocar a caixa de mudança e receber a punição. Sergio Perez também teve problema semelhante na classificação, mas não chegou a bater.

Na primeira parte do treino, Rosberg foi o mais rápido, mas viu Vettel ficar a pouco mais de dois décimos de distância, e Hamilton ser terceiro.

Na luta para ver quem passaria para a segunda fase da classificação, os problemas de suspensão fizeram com que Kvyat fosse eliminado, junto dos dois pilotos da Renault e da Sauber, que amargaram a última fila. Rio Haryanto também ficou pelo caminho, enquanto o seu companheiro Pascal Wehrlein fez um impressionante 10º melhor tempo no Q1.

Devido à quebra de suspensão, Perez e Carlos Sainz, que teve problemas de motor, não participaram da segunda parte da classificação. Foram eliminados junto da dupla da Haas, Fernando Alonso e Wehrlein, grande destaque da classificação ao levar a Manor ao 12º lugar. A sessão foi marcada pelo lento início de chuva, com o aumento repentino das nuvens na região montanhosa de Spielberg.

A chuva chegou de vez no Q3. Com a pista molhada, Hamilton liderou a tabela de tempos pela primeira vez no final de semana e Jenson Button chegou a surpreender ao colocar-se em segundo. Porém, com menos de dois minutos para o final, a pista secou e os pilotos voltaram à pista com super-macios.

Mais uma vez, o inglês da Mercedes mostrou-se muito superior em relação à concorrência com o asfalto ainda escorregadio e conquistou a pole com mais de meio segundo de vantagem sobre o companheiro Nico Rosberg que, com a punição, caiu do segundo para o sexto lugar na grelha de partida.

Com isso, Nico Hulkenberg subiu para a segunda posição e Jenson Button vai largar em terceiro. O inglês classificou-se em quarto, mas beneficiou das punições de Nico Rosberg e de Sebastian Vettel, dono do quarto melhor tempo. Kimi Raikkonen vai largar em quarto e Daniel Ricciardo, em quinto.

Com Rosberg em sexto e Vettel, em nono, Valtteri Bottas vai largar em sétimo, Max Verstappen é o oitavo e Felipe Massa, o décimo.