Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Hamilton vence GP da Inglaterra

07 de Julho, 2014

Com a vitória de ontem Lewis Hamilton está agora a quatro pontos do líder do mundial de pilotos

Fotografia: AFP

Lewis Hamilton venceu ontem o Grande Prémio da Inglaterra de Fórmula 1. Numa prova marcada pela largada tumultuosa, o piloto da Mercedes beneficiou dos problemas do seu companheiro de equipa Nico Rosberg, e voltou a subir no topo do pódio no Circuito de Silverstone.Hamilton, que havia vencido na pista apenas em 2008, cruzou a linha de chegada à frente de Valtteri Bottas, no melhor desempenho da Williams em 2014. Daniel Ricciardo (Red Bull), numa corrida bastante burocrática, completou o pódio. Jenson Button (McLaren) foi o quarto, pouco atrás.

Sebastian Vettel e Fernando Alonso fizeram uma disputa bastante acirrada no fim da prova pelo quinto lugar. Vettel levou a melhor, deixando Alonso em sexto. Kevin Magnussen (McLaren), Nico Hulkenberg (Force India), Daniil Kvyat (Toro Rosso) e Jean-Eric Vergne (Toro Rosso) completaram as dez primeiras posições.Se a Williams comemorou o desempenho de Bottas, teve muito a lamentar com Felipe Massa, atingido pela Ferrari de Kimi Raikkonen ainda na primeira prova e obrigado a abandonar. Era o 200º GP de Massa na F1.Os resultados mantiveram Nico Rosberg na liderança do Mundial de pilotos, mas com Lewis Hamilton muito próximo. Rosberg manteve-se com 165 pontos, mas Hamilton foi teve 161 e encostou à liderança.

Entretanto, na partida, Nico Rosberg manteve a primeira posição que conquistou na grelha de largada, mas Vettel saiu mal e perdeu posições, caindo para quinto. Button pulou para segundo, com Magnussen em terceiro e Hamilton em quarto. Lá atrás, Massa teve problemas de embreagem e caiu para último, mas começou a ganhar posições.No entanto, a corrida de Massa acabou ainda na quinta curva, após Kimi Raikkonen escapar da pista – na volta ao traçado, Kimi perdeu o controlo da Ferrari, rodou na pista e atingiu Massa. Os dois abandonaram a prova ali mesmo, e a organização da prova deu bandeira vermelha.

Após cerca de uma hora de paralisação, os pilotos relargaram. Rosberg  manteve-se na frente, com Button em segundo, mas Hamilton passou Magnussen sem dificuldades. Com três voltas completadas, Bottas - que largou em 17º - já era o sétimo. Na luta de britânicos, Button segurou pouco, e Hamilton assumiu o segundo lugar na quarta volta.Na volta 17, Bottas também partiu para cima de Button e tomou a terceira posição sem muita batalha. Na liderança, Rosberg parou nos boxes duas voltas depois, na 19, para evitar confronto com Hamilton. A estratégia deu certo, mas Rosberg apresentou problemas no câmbio dez voltas depois - melhor para Hamilton, que tomou a ponta na volta 29. Rosberg foi ficando para trás até abandonar.