Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Harden substitui Kobe Bryant

16 de Fevereiro, 2014

Kobe Bryant (à direita) sofreu uma lesão grave no joelho esquerdo em 17 de Dezembro e não conseguiu recuperar a tempo

Fotografia: AFP

O extremo-base James Harden, do Houston Rockets, foi escolhido como substituto de Kobe como titular da equipa da Conferência Oeste no All-Star Game da NBA, que se realiza hoje em Nova Orleans.

Kobe, que sofreu uma lesão no joelho esquerdo em 17 de Dezembro, não conseguiu recuperar a tempo do tradicional duelo mas foi seleccionado, embora tivesse dito que não merecia a escolha em votação popular que definiu os titulares, alegando que jogou apenas seis partidas nesta temporada.

O lugar de Bryant no elenco da Conferência Oeste foi ocupado pelo extremo-poste Anthony Davis, do Nova Orleans Pelicans. Embora seja ídolo da claque local, o jogador não vai começar a partida entre os titulares já que o técnico do seleccionado, Scott Brooks (do Oklahoma City Thunder), optou por Harden.

Brooks comandou Harden no Oklahoma de 2009 até 2012, quando o jogador fechou com o Houston Rockets. O  extremo-base tem médias de 23,9 pontos e 4,7 ressaltos pela equipa texana nesta temporada e no domingo vai ser titular  com Stephen Curry (Golden State), Kevin Durant (Oklahoma City), Blake Griffin (Los Angeles Clippers) e Kevin Love (Minnesota).

Já a equipa titular da Conferência Leste vai ser formada por Kyrie Irving (Cleveland), Dwyane Wade (Miami), LeBron James (Miami), Paul George (Indiana) e Carmelo Anthony (New York), comandados por Frank Vogel, técnico do Indiana Pacers.

Além dos jogadores que vão participar da 63.ª edição do All-Star Game, o segundo em sete anos a ser realizado em Nova Orleans, que também foi sede em 2008, deve chamar a atenção no fim de semana da partida o armador Damian Lillard, do Portland Trail Blazers.

Eleito “Caloiro do Ano” na última temporada, Lillard deve participar em cinco dos seis eventos programados para este fim-de-semana, algo que até agora nenhum outro profissional da NBA tinha conseguido.

A sua primeira participação foi ontem à noite no Desafio dos Iniciantes, pela equipa dos segundanistas que vai enfrentar os caloiros. Hoje, ele vai participar no concurso de habilidades, na disputa de lançamentos de três pontos e no concurso de enterradas.

No domingo, Lillard fecha a sua agenda no Jogo das Estrelas, já que foi escolhido para a reserva da equipa da Conferência Oeste.


LIGA DAS AMÉRICAS
Flamengo entra
com pé direito


A equipa brasileira Flamengo começou com o pé direito a Liga das Américas de Basquetebol ao vencer o Capitanes de Arecibo, do Porto Rico, por 123 a 90. Apesar da diferença dilatada no placar, o Flamengo enfrentou dificuldades no primeiro tempo de jogo e terminou o segundo quarto da partida com um empate de 44 a 44.

 Após o intervalo, a equipa brasileira voltou com outra postura e abriu o terceiro quarto com um contundente 38 a 18. Com isso, a equipa do Estado do Rio de Janeiro precisou somente de administrar a diferença de 20 pontos no último quarto para sair com vitória da temida altitude de Quito, no Equador.

A equipa carioca mostrou-se regular até mesmo nas estatísticas, tendo três jogadores do seu quinteto titular a marcar mais de 20 pontos. O cestinha da partida foi o extremo Marquinhos, com 28 pontos. Meyinsse com 26 pontos e Marcelinho, com 22, também foram destaque no jogo. Olivinha não chegou aos 20 pontos, mas ficou próximo, anotou 18.

O base argentino Laprovittola foi responsável por 16 assistências durante a partida.O Capitanes de Arecibo começou bem a partida, mas após o perfeito terceiro quarto do Flamengo, apenas assistiu ao final do jogo no ginásio Júlio César Hidalgo.


NBA
Irmãos Plumlee
no jogo dos novatos


A família Plumlee vai ter dois representantes no Jogos das Estrelas da NBA. Os irmãos Mason, de 23 anos, e Miles, de 25, vão estar em lados opostos no Jogo dos Novatos na New Orleans Arena.

Esta é apenas a segunda vez que os dois irmãos se enfrentam na carreira. Na primeira, em Novembro, Mason - que defende o Brooklyn Nets - levou a melhor sobre o Phoenix Suns, do irmão. Ambos são postes.

“Naquele jogo, não pudemos permanecer tanto tempo no campo ao mesmo tempo. Espero que desta vez a gente consiga”, disse Mason, que defende a equipa comandada pelo ex-jogador Chris Webber.

“Também espero que fiquemos mais tempo em campo um contra o outro”, disse Miles, que vai estar na equipa liderada pelo ex-jogador Grant Hill.