Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Haryanto estreia com vitória

20 de Abril, 2015

Haryanto estreia com vitória

Fotografia: AFP

Rio Haryanto coroou a sua melhor performance na GP2 e levou a bandeira da Indonésia ao topo do pódio em Sakhir ,  ao conquistar a primeira vitória na categoria, na segunda corrida da primeira etapa da época de 2015. O piloto da Campos superou Stoffel Vandoorne, que dominou a jornada de sábado no Bahrein.

O indonésio de 22 anos, largou de sétimo lugar no sumptuoso circuito de Bahrein, depois de ter finalizado a corrida de sábado em segundo. O piloto da equipa espanhola Campos aproveitou a melhor performance do seu carro e ganhou muitas posições até ultrapassar o pole Julián Leal.  Foi a primeira vitória de Haryanto como piloto da GP2.

Líder do campeonato, Stoffel Vandoorne voltou a mostrar bom desempenho, mas não o suficiente para alcançar a vitória e consolidar um fim de semana perfeito no Bahrein. Ainda assim, o belga e protegido da McLaren conseguiu um sólido segundo lugar. O pódio foi completado por Nathanaël Berthon, que conseguiu gerir bem o desgaste dos pneus e tirou proveito da queda de ritmo dos seus oponentes para cruzar a linha de chegada em terceiro.

Pole-position na corrida graças à regra da grelha invertida, Julián Leal largou bem e manteve a liderança em Sakhir. Na luta pela vitória, Leal foi seguido por Rio Haryanto, que havia feito a ultrapassagem sobre Mitch Evans e vinha para cima do colombiano. Leal não tinha o melhor desempenho dos pneus e acabou por perder muito ritmo. Mais lento, o experiente piloto da Carlin não ofereceu resistência e foi ultrapassado por Haryanto na sétima volta. Na volta seguinte, foi a vez de Evans tentar ganhar a posição de Leal. O britânico chegou a fazer a ultrapassagem por fora, mas Julián recuperou a segunda posição, num belo duelo no Bahrein.

Envolvido na disputa pelo segundo lugar, Evans foi batido por Visoiu, que em seguida não tomou conhecimento de Leal para ganhar a segunda posição. O britânico voltou a tentar ultrapassar o colombiano, mas um toque na asa do carro #3 da Carlin acabou por causar um furo no seu pneu dianteiro esquerdo, encerrou qualquer possibilidade de bom resultado em Sakhir.

Ao fim de 23 voltas, Harvanto cruzou a linha de chegada e conquistou a primeira vitória na GP2 com 3s004 de vantagem sobre Vandoorne, que deixa o Bahrein na segunda posição da tabela geral de classificação.

Berton bateu Rossi no fim e garantiu o primeiro pódio no ano. O norte-americano contentou-se com o quarto lugar. Leal conseguiu recuperar no fim e finalizou em quinto.

Na classificação geral após as duas corridas, Vandoorne lidera com 43 pontos, dez a mais em relação a Hayranto. A lexander Rossi soma 23 pontos, enquanto Berthon tem 16 pontos. A segunda etapa é disputada nos dias 16 e 17 de Maio em Barcelona.