Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Helena de Sousa substitui B

Silva Cacuti - 09 de Agosto, 2018

Teresa Almeida "B" foi decisiva na conquista do ttulo do recm terminado nacional

Fotografia: Joo Gomes | Edies Novembro

A guarda-redes Teresa Almeida \"Bá\", a contas com uma pneumonia, falha o primeiro ciclo preparatório da Selecção Nacional sénior feminina, que visa o Campeonato Africano do Congo Brazzaville de 2 a 12 de Dezembro do ano em curso. A jogadora, que se notabilizou na final do 40º Campeonato Nacional, pela sua equipa, Petro de Luanda, foi dispensada após reavaliação pelo Centro de Medicina Desportiva.
Segundo apurou a nossa reportagem, junto de Pedro Godinho, presidente da Federação Angolana de Andebol, a jogadora foi utilizada pelo clube já interditada pela equipa medica. O dirigente federativo confirmou que, para o lugar de Bá, foi indicada a agostina Helena de Sousa, uma vez que Cristina Branco também está impedida, devido a questões familiares.
\"Fomos obrigados a fazer correrias, para conseguir visto para a Helena e substituir o bilhete de avião que era para a Bá, coisa que, ao sermos notificados com antecedência, teríamos evitado\", disse.
O primeiro ciclo de treinamento da selecção corresponde a um estágio, na Dinamarca, que inicia hoje, durante o qual a equipa nacional prevê disputar três jogos num torneio com equipas locais, entre os dias 16 e 19. O conjunto sob batuta de Morten Soubak regressa a 20 do corrente.
O seleccionador está em Copenhaga, Dinamarca, com as seguintes atletas: Helena de Sousa, Swelly Simão (Guarda-redes) Isabel Guialo, Magda Cazanga, Joana Costa, Azenaide Carlos, Wuta Dombaxi (Meias distancias), Helena Paulo, Dalva Peres, Vilma Nenganga (Centrais), Claudeth José, Elizabeth Cailo, Janete dos Santos (Pontas) Albertina Cassoma, Edith Mbunga e Liliana Venâncio ( Pivots)
O segundo e derradeiro ciclo de treinamento está previsto para Novembro, e contempla novo estágio de 20 a 30, na Holanda. A Selecção Nacional prepara a conquista do 13º título continental.