Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Hélio Zembula colecciona ouro

Rosa Napoleão - 09 de Fevereiro, 2015

Hélio Zembula sonha erguer a Bandeira de Angola no torneio de judo dos Jogos Olímpicos

O judoca angolano Hélio Zembula conseguiu a primeira vitória nas provas de qualificação aos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro'2016, ao alcançar a medalha de ouro da categoria dos -66 kg no Open de Captown, decorrido na África do Sul. O atleta do Kabuscorp Sport Judo Angola derrotou na final um adversário da África do Sul, que era o favorito, aos pontos em dois Yuku. No combate das meias-finais, Hélio Zembula competiu com o atleta do Botswana e venceu por Ipon.

Em declarações ao Jornal dos Desportos, o judoca angolano disse ter sido difícil alcançar a medalha de ouro, mas a vontade de vencer motivou-o. “Tive muitas dificuldades durante os combates com atletas habituados a trabalhar em condições diferentes da nossa.Consegui ultrapassar as barreiras e derrotá-los, porque tenho o sonho  de competir nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro”, esclareceu.

Hélio Zembula prometeu continuar com a mesma disposição para alcançar a meta no próximo ano.“Vou continuar com a mesma performance para garantir resultados iguais nas próximas competições, de forma a obter a qualificação para Rio'2016”, disse.O brilho de Hélio Maiombe Zembula reluziu no campeonato do mundo, no Rio de Janeiro, em 2013. Naquela competição, Zembula chegou à segunda fase, mas a experiência era limitada. No mesmo ano, chegou a quinto lugar no Campeonato Africano Universitário em Porto Elizabeth, África do Sul.

O atleta alcançou também a medalha de ouro do Torneio Internacional de Nedbank, a medalha de prata na Taça Nelson Mandela, no Zimbabwe, a de prata no Open Universitário na África do Sul e a medalha de ouro no Campeonato Africano do Ghana, em Abril do ano passado, que contou com a participação do Ghana, Botswana, Namibe, Zâmbia, Zimbabwe, Suazilândia, África do Sul e Angola.O campeão nacional regressa ao país no próximo dia 15 do corrente, mas vai partir para Alemanha a 17 deste mês com o propósito de competir na segunda prova qualificativa.

Para além do Judoca Hélio Zembula, estão presentes na prova qualificativa os atletas Maria de Fátima “Faia” (1º de Agosto), Casimiro Bento (Terra Nova), Aldécio Kambamba (Nacional de Benguela) e Pepe (Interclube).Esta é a primeira prova qualificativa aos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro que o atleta participa. Na sua agenda de competição, resta uma série de disputas que terminam no próximo mês de Setembro.