Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Hélio Zembula conquista ouro

Rosa Napoleão - 19 de Março, 2016

Hélio Zembula está pronto a disputar os combates no campeonato africano

Fotografia: Santos Pedro



O judoca Hélio Zembula da categoria dos -66 kg conquistou pela segunda vez a medalha de ouro no Campeonato Africano Universitário realizado na Suazilandia, ao derrotar no quarto combate o adversário local por Ippon.

O atleta ao serviço do Clube Desportivo da Banca regressou ao país a meio da semana com o sentimento de tristeza por não contar com o apoio e incentivos de pessoas singulares ou colectivas.

"Estou feliz por ter conseguido este feito. É uma conquista que muitos países gostariam de obter. Conseguimo-lo, mas parece que esta satisfação resume-se ao próprio atleta e a Federação. Não sinto as outras entidades desportivas a celebrarem as nossas conquistas além-fronteiras", disse magoado.

Zembula lamentou por assumir os custos de participação nas competições internacionais com os seus "próprios bolsos", uma situação "nada fácil" por representar um país e uma bandeira. Pelo amor à nação, às cores vermelha, amarela e preta, à roda dentada e à catana, o angolano sente-se orgulhoso por "dedicar este título a essa nação".

A competição universitária serviu de preparação para o campeonato africano, prova qualificativa para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro'2016 a decorrer no próximo mês em Tunis. Hélio Zembula regressa ao país com "alguma rodagem competitiva que serve de manancial para enfrentar o campeonato africano". O judoca angolano é campeão do Open África e universitário continental, títulos que o potenciam a uma boa prestação na capital tunisina.

Na Suazilândia, Hélio Zembula começou o percurso com uma vitória fácil sobre um atleta congolês. No segundo combate, um judoca zambiano não teve forças e técnicas para evitar a rapidez aplicada pelo angolano no derrube.

Para confirmar a presença na final da categoria -66kg, Hélio Zembula não deu tréguas nas meias-finais a um adversário das Ilhas Maurícias, que foi prontamente derrotado por estrangulamento.

Na grande final da competição, o judoca angolano arrancou "compulsivamente" das mãos de um atleta local o título de campeão universitário de África. A consagração mereceu aplausos e honra à nação angolana.

Com olhos no Rio de Janeiro, Hélio Zembula continua a treinar em solo pátrio. O atleta apela às entidades competentes do Estado a prestar qualquer apoio material ou psicológico para manter a boa imagem de Angola nas competições internacionais.

Na Galeria pessoal, Hélio Zembula colecciona dezenas de medalhas conquistadas em diferentes campeonatos nacionais e internacionais.


JU-JITSU E CAPOEIRA
Desporto de lutas com forte adesão


A disseminação de ju-jitsu e de capoeira na província do Uíge atingiu uma evolução considerável nos últimos dois anos, com o surgimento de 33 academias que perfazem um total de 947 atletas para a primeira modalidade e 800, para a segunda.

O ju-jitsu controla 25 academias espalhadas por toda a extensão territorial da província. A sede municipal do Uíge alberga 16 e três no Negage. Os municípios de Púri, Sanza Pombo, Quitexe, Songo, Damba e Maquela de Zombo albergam uma academia cada.

A Associação Provincial de Combates e Lutas do Uíge tem inscritos, desde os escalões de iniciados, juvenis, juniores e seniores, um total de 7.054 atletas em ambos sexos. O número é recorde provincial atingido na época desportiva 2014/2015.

Entre as causas do crescimento constam o trabalho realizado pela Associação Provincial de Combates e Lutas junto das academias, escolas e clubes, associado com as acções de formação de técnicos no âmbito do programa de massificação e desenvolvimento desportivo em curso no país.

A implementação do programa de fomento desportivo nos municípios de Bungo, Ambuíla, Bembe, Alto - Cauale, Milunga e Quimbele depende dos apoios financeiros que a Associação Provincial de Combates e Lutas do Uíge, constituída a 10 de Outubro de 1980, pode beneficiar de entidades competentes.