Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Hélio Zembula de prata ao peito

Rosa Napoleão - 26 de Julho, 2014

Judoca angolano pede a atenção das autoridades nacionais para o tratamento das compensações à semelhança de outros atletas

Fotografia: Santos Pedro

O judoca Hélio Maiombe Zembula, da categoria de -66 kg, regressou ontem ao país com a medalha de prata ao peito, conquistada na Taça Nelson Mandela, realizada de 18 a 23 do corrente, no Zimbabwe.

O atleta do Kabuscorp Sport Judo Angola alcança a medalha de prata pela segunda vez numa competição internacional. A primeira foi no Open Universitário na África do Sul, em 2013.

O brilho de Hélio Maiombe Zembula reluziu no campeonato do mundo, no Rio de Janeiro, em 2013. Zembula chegou à segunda fase, mas a sua experiência era limitada.

No mesmo ano, ficou em quinto lugar no campeonato africano universitário em Porto Elizabeth. O maior feito de Hélio Maiombe Zembula foi a conquista do ouro no campeonato africano do Gana, em Abril último.  Reagindo à última conquista, Hélio Maiombe Zembula disse que "foi difícil consegui-la pois os adversários foram fortes". Hélio Zembula pede a atenção das autoridades que regem o desporto no país para a modalidade de judo.

A falta de incentivo e de estímulo aos campeões africanos, diz, é um "handicap" que pode fragilizar a motivação dos atletas. "Devíamos beneficiar de mais atenção. Lutamos bastante para ir a competições individuais e não temos compensações. Sou campeão africano de judo e participei na prova com meios próprios. Regressei ao país com a medalha de ouro e não sou recebido até hoje. É uma conquista que eleva o nome da nação angolana”, lamenta. As baterias de Hélio Zembula estão viradas agora para a preparação para o campeonato do mundo na  Rússia de 25 a 31 de Agosto.