Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Hlio obtm ouro no Open

Rosa Napoleo - 14 de Julho, 2018

O judoca angolano Hlio Zembula regressou ao pas com a medalha de ouro, da categoria dos -66 quilogramas

Fotografia: Contreiras Pipa | Edies Novembro

O judoca angolano Hélio Zembula regressou ao país com a medalha de ouro, da categoria dos -66 quilogramas, conquistada no Open of Championships de África, que decorreu no Estádio Nelson Mandela Bay, em Porto Elizabeth, África do Sul.
O atleta do Desportivo da Banca disputou quatro combates. No primeiro confronto, Hélio derrotou um congolês por acumulação de faltas. Repetiu a proeza ao derrotar um sul-africano por Ippon. Nas meias-finais, ganhou mais confiança e não deu hipóteses a um zimbabweano. Na final, derrotou um moçambicano \"com muita dificuldade\" por dois wazares.
Em conversa com o Jornal dos Desportos, Hélio Zembula admitiu dificuldades para conquistar o ouro.
\"Devo admitir que não foi fácil. Os adversários estão a evoluir as técnicas e tive de ser bastante ágil. A falta de treinador torna as coisas mais difíceis. Temos de fazer tudo sozinhos\", disse.  
O atleta almeja participar dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 e agradece a Deus e aos patrocinadores.
\"Peço a Deus que continue a dar-me força para lutar. Embora muitos não valorizem o meu esforço, para levar a bandeira e o nome de Angola aos grandes campeonatos, não baixo a cabeça mesmo com as grandes dificuldades. Agradeço a CleSport pelo bilhete de passagem\", reconheceu.
É a primeira vez que Hélio Zembula conquista a medalha de ouro na competição. No ano passado, ficou sem medalha. A medalha de bronze obteve-a na prova de Master.