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Honda est mais prxima da Ferrari

18 de Agosto, 2015

Honda est mais prxima da Ferrari

Fotografia: AFP

Director de competições da Honda, Yasuhisa Arai se mostrou optimista para segunda fase da temporada 2015 da F1 e já vê a unidade de energia japonesa “muito melhor que a da Renault” e que o objectivo agora é alcançar a Ferrari.A F1 volta ao trabalho nesta semana, e a Honda tem como objectivo para a segunda fase da temporada 2015 alcançar o mesmo nível de desempenho dos motores da Ferrari. E isso já a partir do GP da Bélgica, em Spa-Francorchamps.

A montadora japonesa vem sofrendo a sua temporada de regresso ao Mundial. Depois de firmar parceria com a McLaren, a fabricante está a lutar contra problemas de confiabilidade e abandonos. E ainda não teve uma chance de entrar numa disputa directa com as rivais Mercedes, Ferrari e Renault, embora tenha conseguido seu melhor resultado do ano, com a quinta colocação de Fernando Alonso, no GP da Hungria, realizado há quase um mês.

Agora, a Honda volta para a metade final do campeonato com sérias actualizações, que incluem um motor a combustão totalmente revisado, mudanças no sistema da câmara de combustão, consumo, disposição do escape, além de melhorias no sistema de transmissão de torque.Director de competições da marca nipónica, Yasuhisa Arai afirmou que sua unidade de potência já é "muito melhor que a da Renault" e que isso ficou evidente na prova de Hungaroring, acrescentando que a versão actualizada do motor japonês vai permitir uma aproximação à Ferrari.

E a meta seguinte, de acordo com Arai, é alcançar a Mercedes, levando em consideração as melhorias que será feitas durante o inverno europeu, na preparação para 2016. "Spa vai ter a actualização final deste ano, sendo que vamos introduzir as demais novidades na corrida seguinte", afirmou o dirigente em entrevista ao site da revista inglesa 'Autosport'.

"A versão actualizada, a Mk 3, será usada em Spa e nós já começamos o desenvolvimento da unidade de energia da próxima temporada. O Mk 4 vai estar no mesmo nível da Mercedes, que é o nosso objectivo. Já o Mk 3 terá um nível semelhante ao da Ferrari, porque estamos buscando dar um grande passo agora", completou. Arai ainda analisou as limitações do chassi da McLaren. A equipa inglesa vai continuar desenvolvendo o MP4-30 até o fim da temporada.

Ainda assim, o engenheiro entende que as deficiências mascaram o real desempenho dos motores da Honda. "O carro não tem uma boa aderência mecânica ou aerodinâmica. Comparado ao carro da Red Bull, o MP4-30 ainda tem grande desvantagem", afirmou. Temos analisado todos os dados de chassi, mas o pacote aerodinâmico ainda precisa de tempo e um ajuste fino, tais com ângulo de asa e configuração de suspensão", acrescentou.

 Ainda assim, Arai se disse optimista, apesar das muitas falhas vividas nesta primeira parte de campeonato, em que Fernando Alonso e Jenson Button já utilizaram seis motores cada. "Desde o início da temporada, nós sabíamos que havia um problema de arrefecimento, portanto mexemos na potência do motor. Nós actualizamos a unidade na Espanha, e isso quase resolveu o problema", contou. "Finalmente, na Hungria, não tivemos mais problemas e agora em um bom pacote", encerrou.