Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Hotel Skyna acolhe Taça Ensa

Álvaro Alexandre - 12 de Abril, 2014

Taça Ensa em xadrez de 2014, com a participação de 20 melhores xadrezistas do país.

Fotografia: Domingos Cadência

O torneio é disputado em dois dias e compreende sete jornadas, com ritmo de jogo de 30 minutos por partida. Os participantes fazem hoje uma maratona de cinco partidas e amanhã encerram a prova com duas rondas.

O Mestre Internacional (MI) Adérito Pedro, do 1º de Agosto, é apontado como a cabeça de série do torneio. O melhor angolano no ranking internacional da FIDE não se encontra em Luanda e está na eminência de não participar na presente edição. Adérito Pedro orienta a Selecção Militar de xadrez, que realiza a preparação na cidade de Benguela, com vista a participação para o Campeonato do Mundo de Amador de Xadrez, a decorrer de 23 do corrente a 7 de Maio, em Singapura. Adérito Pedro é aguardado nas primeiras horas do dia de hoje para ser emparceirado na prova.

Os grupos de xadrezistas mobilizados para disputarem a Taça Ensa em Xadrez 2014 é constituído pelos MI Adérito Pedro, MI Amorim Agnelo, MI Armindo Sousa, MI Erikson Soares, Mestre Fide (MF) Catarino Domingos, MF Eduardo Pascoal, MF Ediberto Domingos, Candidato a Mestre (CM) João Simões, CM Tito Agostinho, CM Sérgio Miguel, Mestre Nacional Luciano Oliveira, Manuel Alberto, Casimiro António, Cambando José, João Júlio, Jeovani Santos, Jesus Pimentel, Vanderson Dias e David Silva.

O certame é ajuizado pela dupla de árbitros Fide, Abílio Ribeiro (principal) e Francisco Andrade (adjunto).

A organização da prova garante como prémio total 350 mil kwanzas. O primeiro classificado tem direito a 100 mil kwanzas e mais um troféu. Todos os participantes recebem prémios monetários. Do 11º a 20º posicionados vão ser contemplados com cinco mil kwanzas cada.