Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Huambo acolhe assembleia-geral

04 de Fevereiro, 2015

Espera-se a presença de 60 delegados, entre membros da Mesa da Assembleia-geral

Fotografia: AFP

A província do Huambo vai acolher, de 6 a 7 do corrente mês, a sexta assembleia-geral ordinária da Federação Angolana de Ginástica (FAG), para abordar aspectos ligados ao estado actual da modalidade no país e aprovar o relatório de balanço e contas de 2014.

De acordo com o presidente da Associação de Ginástica da Província do Huambo, José Albano Canombo Manuel, o plano de actividades de 2015 deve ser discutido na perspectiva da expansão e  massificação em todas as vertentes.

José Manuel ressaltou que a escolha da região para albergar a sexta assembleia-geral da FAG representa o reconhecimento da federação pelo trabalho que a associação local desenvolve não só do ponto de vista de mobilização e enquadramento de atletas, mas também em termos de material e de infra-estruturas.

Entre as infra-estruturas, José Albano destacou o ginásio da escola do II ciclo do ensino secundário Comandante Joaquim Kapango, da cidade do Huambo, onde as selecções nacionais de trampolim e artística efectuaram os estágios de preparação, aquando da sua participação nos campeonatos mundiais da China, decorridos em Agosto, Setembro e Dezembro de 2014.

O presidente da associação garantiu a criação das condições materiais necessárias para que o conclave, sob orientação do presidente da Mesa da Assembleia-geral da Federação Angolana de Ginástica, Baltazar Manuel, decorra sem sobressaltos. Espera-se a presença de 60 delegados, entre membros da Mesa da Assembleia-geral, do corpo directivo da FAG, presidentes das associações das 18 províncias do país, secretários-gerais e directores técnicos.

Angola acolhe
terceira edição

A terceira edição do torneio internacional de Skimboard disputa-se de 28 de Maio a 1 de Junho, na praia de Cabo Ledo, em Luanda. Participam na prova um total de 37 atletas profissionais, provenientes da África do Sul, Cabo Verde, Marrocos, Estados Unidos de América, Espanha, Portugal, Brasil e Holanda, segundo o director técnico da organização, Bruce Falcão.

Depois da primeira edição organizada igualmente na capital do país, os angolanos têm sido os principais candidatos ao troféu disputado anualmente.
Na segunda edição organizada em 2014, no Cabo Ledo, Angola conquistou o título por intermédio do skimmer Carolino Almeida e o segundo lugar, por Evandro Gomes. O terceiro lugar foi ocupado pelo cabo-verdiano Gilliam dos Santos.

O país movimenta o skimboard há 24 anos nas províncias do Cuanza Sul (Porto Amboim), Lobito, Namibe e Luanda. A terceira edição do torneio internacional de skimboard é uma organização do Projecto Angolano Social  Kalemba Skim.

O Comité Organizador da referida prova tem estado a trabalhar no sentido de criar todas as condições para o êxito da competição que se espera bastante concorrida.