Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Huambo sorriu com velocidade

03 de Julho, 2017

Velocidade contagiante leva alegria aos lares da cidade do Huambo Cidade Vida

Fotografia: Paulo Mulaza/ Edições Novembro

Contra todas às expectativas, a população do Huambo viveu um momento ímpar no último fim de semana. O regresso do desporto motorizado, três anos depois, às ruas da capital da cidade do planalto central, levou aos lares dos musseques e da área urbanizada sorrisos de felicidade.
Era visível em cada rosto das crianças, adolescentes, jovens e de adultos, o desabrochar da alegria há muito esquecido no tempo.

Na ânsia de ver de perto os bravos pilotos de motociclismo e do automobilismo, que distribuem a alegria pelo país, a população afluiu em massa à pista citadina. A alegria do povo foi total e contagiante. A constatação não passou despercebida ao Governador Provincial do Huambo, João Baptista Kussumua.

“Este calor e esta capacidade de dar vida à Cidade Vida trouxe mais alegria à população que espera ver um Huambo cada vez mais desenvolvido em todas as vertentes”, enfatizou o governante.

Em declarações à imprensa, no final da competição, João Baptista Kussumua elogiou o empenho da organização, da classe empresarial e de pessoas colectivas e singulares que "tudo fizeram para que o evento desportivo se realizasse sem qualquer sobressalto".

O governador realça: "é preciso que as pessoas tenham mais imaginação e iniciativas do género, enquanto o Governo tem e terá a responsabilidade de cuidar da pista, de modo a tornar às pessoas mais felizes".

“Vamos criar as condições de tornar a prática desportiva numa constante e ao mesmo tempo promover as provas desta natureza com pilotos de outras províncias, em que se destacam as províncias da Huíla, Benguela, Bié, Cuanza Sul e Cuanza Norte", prometeu o governador.
João Baptista Kumussua justifica que a promoção do desporto no Huambo tem como objecto "o entrosamento entre a população de ambas as regiões”.

A presença do vice-governador da província do Bié para o sector Político e Social, Carlos Ulombe da Silva, na bancada VIP,  prova os intentos do governo da província do Huambo.

CRESCIMENTO
EM ANO DE CRISE

Apesar da conjuntura económica e financeira, o desporto motorizado em Angola continua a registar crescimento considerável, marcado pelo empenho dos pilotos. A avaliação é do presidente da Federação Angolana de Desportos Motorizados, Ramiro Barreira.

Em declarações à imprensa, no final do Grande Prémio Huambo Cidade Vida, o dirigente desportivo realçou que a modalidade em Angola está cada vez mais a desenvolver-se, mesmo em ano difícil da economia nacional.

“Não está fácil para o desporto motorizado. Apesar de todas as dificuldades, aproveitamos a oportunidade para felicitar as Associações provinciais, as equipas e os pilotos pela garra demonstrada”, enfatizou.

Sobre o Grande Prémio Huambo Cidade Vida, Ramiro Barreira reconheceu também o empenho pessoal do Governador João Baptista Kussumua, para a realização da prova com êxito, depois de três anos de ausência.

Ramiro Barreira assume os destinos da FADM desde 2016.