Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Huambo volta ao nacional de juniores

20 de Janeiro, 2017

A confirmação da participação de uma equipa da província do Huambo é a principal nota do campeonato nacional de hóquei em patins em juniores

Fotografia: Jornal dos Desportos

A confirmação da participação de uma equipa da província do Huambo é a principal nota do campeonato nacional de hóquei em patins em juniores masculinos agendado para de 22 a 30 do corrente, em Luanda, segundo informação cedida por Pedro Azevedo, vice-presidente da Federação Angolana de Patinagem (FAP).

"Temos confirmada a participação de seis equipas de Luanda, uma do Namibe, outra do Lubango, a Casa do Pessoal do Porto do Lobito e o Cambonguinha do Huambo. Estamos a criar condições de alojamento para estas equipas que têm chegada prevista para sexta-feira (hoje)", anunciou.

A província do Huambo esteve também no centro da polémica a volta da população votante nas eleições da FAP que culminaram com a consagração de Hirondino Garcia. A última vez que o Huambo se fez representar numa prova da FAP foi em 2013, no campeonato nacional de juniores, em que esteve representado pela equipa do Instituto Médio Agrário (IMAH).  O IMAH acabou na última posição da prova e apontou dois golos, contra 196 sofridos. Tinha sido também o regresso do Huambo à patinagem depois da anterior presença que datava dos anos 80. 

As equipas participantes, do interior, chegam hoje à capital e , ainda hoje participam da reunião técnica da prova. Segundo apuramos, a Casa do desportista e a casa da Juventude são os lugares de alojamentos, enquanto os jogos decorrem no Dream Space e na Cidadela.

ENTRE CAMPEÕES MUNDIAIS

A selecção nacional de hóquei em patins vai jogar a 43ª edição do campeonato mundial num grupo que junta três antigos campeões mundiais, ditou o emparcelamento da prova definido na quarta-feira, pelo Comité Internacional de Rink Hoquei (CIRH).

Angola vai jogar o mundial inserida no grupo B, ao lado da Argentina (campeã em  título), Portugal (campeão em 2003) e Itália (campeã em 1997). Estão também no grupo B as selecções do Brasil e Moçambique.Todas as equipas lusófonas vão jogar o mundial no mesmo grupo. No grupo B estão a Espanha (vice-campeã), Alemanha, França, Suíça, Chile e Áustria.

Durante o mundial de La Roche Sur Yon (França), em 2015, determinou-se o fim dos campeonatos mundiais de hóquei em patins no formato em que se disputavam, passam a disputar-se no quadro dos quadro dos jogos mundiais de patinagem, evento que passa a acolher na mesma cidade as provas de todas as modalidades.

Pedro Azevedo explicou na altura que “todas as provas de patinagem passam a ser disputadas na mesma cidade e em simultâneo. Também deixam de existir os mundiais B". Disse também que estavam a estudar-se propostas para o sistema de apuramento. Pedro Azevedo, recorde-se é vice-presidente da Federação Internacional de Roller Skate (Firs).

Nanjing, na China, vai acolher a primeira edição, em Setembro do corrente 2017.