Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Huíla acolhe nacionais em juvenis

Gaudêncio Hamelay- Lubango - 13 de Outubro, 2014

Huíla acolhe nacionais em juvenis

Fotografia: José Soares

A cidade do Lubango alberga de 6 a 15 de Janeiro do próximo ano os campeonatos nacionais de andebol nas categorias de juvenis nas classes masculina e feminina, confirmou o presidente da Associação Provincial de Andebol da Huíla, Zeca Fumbelo.

O responsável associativo assegurou ao Jornal dos Desportos que a sua instituição já recebeu “luz verde” da Federação Angolana da modalidade e as condições de alojamento, técnicas e administrativas estão a ser criadas para o êxito da competição.

“O governo da província da Huíla autorizou a realização da prova na cidade de Lubango. Para o efeito, temos um encontro marcado com o director provincial da Juventude e Desportos, Joaquim Barbante Tyova, para definirmos a utilização do orçamento a atribuir ao comité de organização e apoio às equipas locais", disse.

Zeca Fumbelo revelou estar prevista a participação de 32 formações. A província anfitriã vai estar representada por três equipas: Sporting Clube do Lubango e Desportivo do Tchicafa, em feminino, e o Interclube da Huíla, em masculino. A par das equipas, a Huíla também vai estar representada com três duplas de arbitragem: duas masculinas e uma feminina.

Nos próximos dias, a direcção da associação de andebol local vai reunir com os responsáveis dos clubes e as equipas técnicas das equipas seleccionadas para a confirmação das participações.

“Marcamos um encontro com os dirigentes de clubes para nos informarem da situação organizativa das equipas que vão fazer parte das provas nacionais”, disse.


ANDEBOL
1º de Agosto
vence Progresso


A equipa sénior feminina de andebol do 1º de Agosto venceu por 32-25 o Progresso do Sambizanga, em partida da segunda jornada do grupo B da 36ª edição da Taça dos Clubes Campeões africanos, que decorre em Tunis (Tunísia).

As duas equipas vinham de resultados diferentes, sendo que as "militares" haviam derrotado o Nairobi Water do Kenya por 35-15, enquanto as "sambilas" tinham empatado a 23 golos diante do Etoile do Congo.

Ainda na mesma jornada, o Petro de Luanda, detentor do título, derrotou por 33-19 o Mikishi do Congo, jogo referente ao grupo A. Na sua estreia, as "tricolores" venceram o Nuru do Congo por 35-11.
Angola está presente na Tunísia apenas com equipas femininas.