Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Huíla acolhe Nacional

Gaudêncio Hamelay, no Lubango - 25 de Maio, 2014

Alguns dos melhores tabuleiros do país participam na preliminar B na Huíla

Fotografia: José Cola

Manuel Pereira, secretário-geral da Associação Provincial dos Desportos Individuais da Huíla, assegurou estarem criadas as condições mínimas, sobretudo alojamento, transporte e recinto onde vai decorrer a prova. Acrescentou que a alimentação é da inteira responsabilidade das delegações desportivas.

A confirmação na participação da competição que se disputa no sistema suíço a nove jornadas está feita por xadrezistas do Zaire, Uíge, Benguela, Lunda Sul, Namibe, Malanje e Huíla.

Manuel Pereira garantiu que a revalidação do título em posse do atleta Mateus Domingos constitui um dos objectivos dos xadrezistas da Huíla, na qualidade de província anfitriã.

“A Huíla, na qualidade de anfitriã, entra nesta prova com oito atletas em representação do Misto da Huíla, Ferroviário e o núcleo da escola Macovi da Huíla. O nosso objectivo consiste em revalidar o título, já que é na nossa província. Em casa mandamos nós”, disse.

O Zonal B, prova preliminar do Campeonato Nacional Individual Absoluto de Xadrez 2014, é uma prova enquadrada no calendário anual de competições da Federação Angolana de Xadrez (FAX).

O propósito da realização desta prova passa em apurar o campeão da Zona B, da modalidade referente à época desportiva de 2014 e os cinco primeiros classificados para a fase final do Absoluto.

A expansão do xadrez a nível do território nacional constitui igualmente um dos objectivos da Federação Angolana de Xadrez, com a realização de eventos do género nas províncias.

O secretário-geral da Associação dos Desportos Individuais da Huíla referiu que foi designado para árbitro principal da prova o árbitro Internacional FIDE, Manuel Pedro, coadjuvado por um árbitro de 1ª categoria da Huíla.

A reunião técnica da prova realiza-se na próxima segunda-feira, a partir das 14h00, na Mediateca do Lubango, local escolhido para albergar os jogos.

O vice-presidente para o xadrez da associação provincial dos Desportos Individuais da Huíla, Vicente Alfredo da Silva, disse que foram endereçados pedidos de patrocínio à classe empresarial para apoiar o evento.

“Solicitámos alguns patrocínios e estamos à espera que os empresários e outras entidades se pronunciem para realizarmos o campeonato nacional individual absoluto, fase preliminar B. O nosso objectivo é ganhar esse zonal B, já que somos campeões em título. Conquistámos o ano passado e queremos manter a hegemonia do zonal”, garantiu.