Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Hula acolhe Taa "Cardoso Catalondo"

Gaudncio Hamelay, no Lubango - 12 de Abril, 2015

Taekwonndistas huilanos vo demonstrar hoje as sua habilidades

Fotografia: Nuno Flash

A terceira edição da taça “Cardoso Catalondo” em taekwon-dó nos escalões de juniores, em ambos os sexos, é disputada hoje, domingo, a partir das 9h00, no Pavilhão Ginmo Desportivo do Benfica do Lubango.

Participam deste torneio inserido no programa de competições anuais da associação local da modalidade todos clubes do município sede (Lubango) e da Humpata que dista a 22 kms da cidade capital da província da Huíla.

Nesta prova que serve igualmente de preparação para o zonal sul de taekwon-dó que a província da Huíla alberga no final deste mês, estarão em evidência combates que vão desde os -53kgs até +68kg nos escalões de juniores em ambos os sexos.

David Lelo secretário-geral da Associação Provincial de Taekwon-dó da Huíla disse que a implementação do torneio visa homenagear o grande mestre Cardoso Catalondo que em vida foi uma figura que muito contribuiu para o desenvolvimento da arte na província e não só.
 “É uma actividade em que a associação homenageia o grande mestre já falecido devido o trabalho e empenho que fez na massificação em prol da modalidade. Para os membros da associação e praticantes esta, constitui uma forma de lembrarmos sempre os feitos do mestre Cardoso Catalondo com essa competição nos escalões de juniores em ambos sexos”, referiu.David Lello afirmou que a associação da modalidade escolheu apenas os escalões juniores a fazer parte do torneio para permitir que essa faixa etária não venha esquecer o legado deixado pelo homenageado que ao longo da sua carreira desportiva como praticante do taekwon-dó, muitos ensinamentos transmitiu.  Afirmou que a terceira edição da Taça “ Cardoso Catalondo”, vai proporcionar, bons momentos de combates a julgar pelos níveis técnicos e competitivos que os taekwondistas apresentam actualmente. A exemplo disso, reconheceu o responsável, antigamente existiam como candidatos a conquista do título as academias do Benfica do Lubango, Sporting Clube do Lubango e o Clube Desportivo da Huíla (CDH), hoje em dia o quadro inverteu. Pois surgiu muitas academias a surpreender: A academia dos Dragões da Arimba e o núcleo da Humpata possui bons atletas com excelentes níveis técnicos.
 David Lello disse que os atletas cada vez mais estão a surpreender. Fruto disso, assegurou, a nível da província tem bons atletas ainda no anonimato que não se fala nos escalões de seniores. “Por isso, teremos bons combates nesta taça”, salientou.


Prova
Confirmado Zonal

O secretário-geral da Associação Provincial de Taekwon-dó da Huíla, David Lello, anunciou ontem, no Lubango, a realização na província no final deste mês, o zonal sul da modalidade.

 Para o efeito, o responsável garantiu que a nível da associação tudo está a ser preparado para puder albergar o evento com sucesso.
 
Disse que contactos com a Direcção Provincial da Juventude e Desportos no sentido de ceder o recinto onde vai decorrer os combates, assim como a conferência nacional da modalidade a ser orientada pelo presidente da Federação Angolana de Taekwon-dó.

 “As condições técnicas estão a ser criadas para que estes dois eventos possam acontecer na Huila sem sobressalto.

 Por isso, antes do evento, queremos dotar de rodagem competitiva aos nossos atletas para não serem surpreendidos com as demais províncias e estarem preparados para encarar o zonal com maior qualidade técnica”, disse.

 De acordo com o responsável, já confirmaram participação no Zonal Sul, as províncias do Moxico, Cuanza Sul, Benguela, Huambo, Cuando Cubango, Cunene e Huíla (anfitriã). a prova do zonal tem como objectivo apurar os melhores desta zona  para competir no  nacional de taekwon-dó. G.H