Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Huíla clama por kartódromo

Gaudêncio Hamelay, no Lubango - 29 de Abril, 2015

Jovens do Namibe vão contar com o karting para promover a modalidade

Fotografia: José Soares

A inexistência de recintos desportivos apropriados, para a prática de karting no Lubango, é o factor principal que impede a realização de provas regulares e o desenvolvimento da modalidade na província da Huíla. A afirmação é do vice-presidente da Federação Angolana do Desporto Motorizado para área do karting, Augusto Diogo.

O único espaço disponível, para a realização de provas de karting com regularidade, “infelizmente, passou a ser um recinto para festas”, o que entristece os amantes e praticantes do desporto motorizado na província da Huíla, de acordo com Augusto Diogo.

A realização de provas de karting, obriga a Associação Provincial dos Desportos Motorizados da Huíla, a fechar as ruas e as avenidas da cidade de Lubango, cria constrangimentos aos munícipes. Para inverter a situação, Augusto Diogo, revelou que um novo kartódromo está em construção na vizinha província do Namibe, para acolher as provas oficiais com regularidade.

Para reaver o Kartódromo 28 de Agosto e devolvê-lo à Associação Provincial dos Desportos Motorizados, o dirigente disse que mantém contactos com o executivo da província da Huíla. Actualmente, o circuito do kartódromo do Lubango não apresenta condições técnicas para albergar provas de alto rendimento, mas pode ser reabilitado para acolher uma escola de iniciação. O projecto da escola, elaborado pela Federação Angolana com a sustentação da Associação Provincial dos Desportos Motorizados, está impossibilitado de ser implementado.

Para aliviar o longo defeso dos pilotos, a Associação local estabeleceu um convénio com a direcção provincial da Juventude e Desportos, para realizar provas no parque ou no pátio do Estádio Nacional da Tundavala. A efectivação está difícil. A realização constantes de jogos de futebol inviabilizam as provas de karting no perímetro do Estádio da Tundavala.

Cinco provas de karting constam do calendário de actividades da Federação Angolana de Desportos Motorizados. A primeira foi realizada em Março, na província do Namibe, a segunda realiza-se em Maio, em Benguela, a Huíla acolhe a terceira em Agosto, o Huambo, a quarta em Setembro e a última realiza-se em Novembro, em Luanda, em alusão aos 40 anos de independência nacional.

Para dar maior competitividade aos pilotos, as Associações provinciais dos desportos motorizados do Namibe e da Huíla vão promover um campeonato regional sul, que também vai englobar a província de Benguela. As três províncias não dispõem de meios e capacidades técnicas para organizar campeonatos provinciais locais. A Associação de Luanda é a única que realiza campeonato provincial.