Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Hula cria condies para acolher "Nacional"

Gaudncio Hamelay, no Lubango - 03 de Julho, 2014

Campeonato Nacional de Tnis em seniores, em ambos os sexos.

Fotografia: Jornal dos Desportos

A cidade do Lubango, província da Huíla, alberga na segunda quinzena deste mês, o Campeonato Nacional de Ténis em seniores, em ambos os sexos.Para o efeito, a Associação Provincial dos Desportos Individuais da Huíla já trabalha na criação de condições necessárias para acolher o evento sem sobressaltos.Juca Fernandes, presidente de direcção da Associação dos Desportos Individuais da Huíla, confirmou ontem, em entrevista ao Jornal dos Desportos, ter sido solicitado pela Federação Angolana de Ténis (FAT) para organizar a prova no decorrer do corrente mês.

 “Fomos solicitados pela Federação Angolana de Ténis para este mês de Julho realizarmos o campeonato nacional da modalidade em seniores masculinos e femininos, embora a nossa província neste escalão tenhapoucos atletas. Mas, já estamos a preparar as condições necessárias para o êxito da competição”, afirmou.  O dirigente garantiu que o caderno de encargos vai ser remetido ainda esta semana à Federação Angolana de Ténis. Aclarou que em virtude da província possuir três atletas do sexo feminino e quatro da classe masculina, a associação vai colocar em competição os atletas locais dos escalões dos sub 14, 15, 16.

 Acrescentou que a nível local já foram criadas condições de alojamento para as caravanas desportivas participantes. Deste modo, sustentou Juca Fernandes, as equipas vão estar alojadas na casa de estágio do Clube Ferroviário da Huíla, onde vão custear com um valor simbólico. A alimentação vai estar sob responsabilidade do órgão reitor da modalidade. Avançou que a realização do nacional de ténis vai contar com o patrocínio do Hotel Serra da Chela na cedência do recinto de jogos. “Estamos já com 75 por cento das condições organizativas criadas. Resta-nos agora solicitar à federação apoios no tocante ao transporte dos atletas do local de hospedagem para o de competição e vice-versa. Até ao momento não temos encontrado nenhuma dificuldade na preparação do evento, uma vez que temos tudo organizado e brevemente sabemos o dia exacto da competição”, frisou.

 Estão confirmadas na prova equipas de Luanda, Lunda Norte (tradicional no ténis de campo), Benguela, Huíla e as províncias de Malanje, Uíge e Cabinda. Juca Fernandes sublinhou que a competição é bem-vinda pois quem organiza tem a possibilidade de ganhar mais experiência. Explicou que a província da Huíla é uma potência em termos de massificação. “Vamos pedir à federação para colocarmos as nossas crianças a competirem para poderem igualar o nível técnico apresentado pelas outras províncias”, destacou. Clube Desportivo da Huíla, Sporting Clube do Lubango (com maior número na massificação), Clube de Ténis da Huíla, Águia do Calumbiro, bem como alguns atletas individuais, movimentam a modalidade de ténis nas terras altas da Chela.