Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Hula Festipatim movimenta hoje crianas

30 de Maio, 2015

O evento decorre hoje (sbado) no Pavilho do Benfica do Lubango. Por isso, agradeo desde j a direco do clube a cedncia do recinto, manifestou.

Fotografia: M

O Pavilhão gimnodesportivo do Benfica do Lubango, acolhe hoje sábado, a partir das 8h30, a VII edição do festival de patinagem inter-provincial, denominado “Huíla Festipatim” com a participação das equipas das províncias da Huíla, Namíbe e Benguela nos escalões de iniciados e juvenis em masculino.

 O presidente de direcção da Associação Provincial de Patinagem da Huíla, Hernâni Santos, garantiu ontem ao Jornal dos Desportos, estarem criadas as condições técnicas e administrativas para a realização da actividade sem sobressaltos, inserida nas festividades do Dia Internacional da Criança que se assinala na segunda-feira em todo Mundo e dos 40 anos da Independência Nacional. Confirmaram já a participação das formações do Atlético e Benfica do Namibe, Casa Pessoal do Porto do Lobito, 1º de Dezembro e Escola de patinagem da Huíla, de acordo com Hernâni Santos.

 Esclareceu, que o “Huíla Festipatim”, vai ser disputado no sistema de todos contra todos a uma volta, em género de maratona e sagra-se vencedor a equipa que somar maior número de pontos no fim da competição. Acrescentou, que tendo em conta o número de equipas, a organização do evento vai reduzir o tempo de jogos. Assim, para a classe de juvenis, perfazem 20 minutos e a categoria  a considerar pela idade dez minutos. “Todos contra todos a uma volta e vence a equipa que obtiver maior número de pontos no fim da prova”, disse.

 O dirigente referiu, que a maior prova organizada pela associação a nível local nas camadas de massificação, vai intercalar jogos de hóquei em patins com a exibição de ginástica, danças e gincanas. Hernâni Santos afirmou que a sétima edição não vai fugir muito aos moldes das edições anteriores, por ser uma prova tradicional  na região, que permite trocar experiências competitivas nas províncias da Huíla, Namibe e Benguela nestas categorias.

 “É um festival de patinagem, em que além das corridas e gincanas, teremos também jogos de hóquei em patins. Há uma inovação nesta edição de 2015, que é a introdução das categorias de juvenis. Os jogos serão nas categorias de iniciados e em simultâneo jogaram os juvenis de forma alternada. O evento decorre hoje (sábado) no Pavilhão do Benfica do Lubango. Por isso, agradeço desde já a direcção do clube a cedência do recinto”, manifestou.
Gaudêncio Hamelay- Lubango