Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Huíla homenageia desportistas

Gaudêncio Hamelay, no Lubango - 14 de Novembro, 2015

Governador provincial da Huíla João Marcelino Tyipingi entregou o troféu à mentora e presidente do projecto Okwareka destinado à massificação

Fotografia: Jornal dos Desportos

Os desportistas huilanos, que elevaram bem alto o nome da província, nas competições internacionais ao longo dos 40 anos de independência nacional, foram homenageados na última quarta-feira pelo governo provincial da Huíla, durante o acto político, que decorreu no Lubango.

A homenagem a Paulo Silva (tiro aos pratos), João Malamba (taekwon-dó), Ana Isabel (atletismo) e Gelson Emiliano (assistente internacional) decorreu no Estádio Nacional da Tundavala, durante o acto político provincial dos festejos dos 40 anos de independência nacional, assinalados em todo o país.

O governador provincial da Huíla, João Marcelino Tyipingi, foi igualmente homenageado pelo contributo que tem dado para o engrandecimento e desenvolvimento do desporto na província.

A antiga fundista, Ana Isabel, uma das atletas homenageadas louvou a iniciativa do governo da província da Huíla e ressaltou que uma homenagem feita em público e num dia em que o país celebra 40 anos de independência nacional, representa muita coisa.

“È sempre um grande orgulho ser reconhecido em público e numa data com tamanho significado, na história do povo angolano. Quer-se com isso dizer, que os nossos feitos, durante este período, contribuíram para levar o nome de Angola além fronteiras”, sublinhou.  Ana Isabel foi homenageada pelas conquistas desde 1980 até à presente data, em que se celebrou o 11 de Novembro de 2015. A antiga fundista, sempre coleccionou vitórias na modalidade de atletismo. Foi atleta olímpica, mundialista e recordista nacional.

 Foi vencedora da corrida Demósthenes de Almeida (São Silvestre de Luanda) e tem participações nas provas africanas e em  campeonatos mundiais de pista e estrada. Foi a "embaixadora" de Angola nos Jogos Olímpicos de Barcelona'92.  Ana Isabel foi uma atleta polivalente, de todos os tempos, nesta modalidade no sector feminino. Actualmente dirige um projecto de massificação de atletismo, nas escolas pública e privadas, da província da Huíla.

O director técnico da Federação Angolana de Taekwon-dó, Salomão Lumbo “Flash”, manifestou a sua satisfação pelo facto do Executivo ter reconhecido nas comemorações dos 40 anos da nossa independência nacional, os feitos dos praticantes de diversas modalidades desportivas.  “Só o facto de serem homenageados, demonstra o reconhecimento a esses atletas. Sinto-me  alegre por eles, especialmente ao taekwondista João Malamba, por ser o nosso produto”, regozijou-se.

O assistente internacional Gelson Emiliano, o atirador Paulo Silva e o taekwondista João Malamba, também representaram em alta, o nome de Angola, além fronteiras. Paulo Silva foi campeão dos Jogos Africanos de 2007.