Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Huíla homenageia estudantes

Benigno Narciso, no Lubango - 29 de Setembro, 2013

Os integrantes da caravana desportiva escolar da Huíla que representaram a província nos VII Jogos Nacionais Escolares

Fotografia: Jornal dos Desportos

A homenagem beneficiou os 78 alunos que compuseram a caravana huilana aos jogos. Os homenageados foram galardoados com certificados de participação, medalhas e brindes diversos, como material escolar, computadores, equipamento desportivo e outros.

O tributo aos jovens atletas do desporto escolar, que contou com a presença de dezenas de alunos e encarregados de educação, representou o reconhecimento da participação condigna, disciplinada, pautada pelo espírito desportivo, respeito ao adversário, às regras do jogo e resultados evidenciados, segundo Luís Santos, chefe da secção para a acção social da Direcção Provincial da Educação, Ciência e Tecnologia da Huíla, que chefiou a caravana.

O responsável assumiu que a conduta desportiva dos atletas ao longo da competição fala mais alto que os resultados menos conseguidos; é a prova mais clara do espírito e sentido de respeito e de educação necessários para a boa prática desportiva dos alunos no presente e no futuro.

A Huíla, que não conseguiu superar a campanha da participação anterior, conquistou apenas uma medalha de ouro no torneio de basquetebol feminino. Nas outras modalidades, ficou abaixo do terceiro lugar. Para além do basquetebol feminino, a província competiu nas modalidades de futebol masculino, andebol, ginástica feminina, voleibol e atletismo, em ambos os sexos. Na edição de 2012 a província conquistou duas medalhas de ouro.

Ainda assim, o chefe da caravana considerou de razoável a participação da Huíla nos jogos.

“O balanço é razoável. Alcançámos um primeiro lugar resultante do bom nível competitivo; constatámos uma conduta a todos os níveis positiva dos nossos atletas mesmo diante de resultados menos bons; ficou patente que estamos a formar homens e atletas com educação e espírito desportivo”, disse.

A caravana desportiva da Huíla contou com alunos inseridos nos programas do desporto escolar do I Ciclo dos municípios da Chibia, Humpata e Lubango com idades compreendidas entre os 12 e 17 anos. A província da Huíla participou nas sete edições dos Jogos Nacionais Escolares.