Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Huíla promove mega maratona

Gaudêncio Hamelay, no Lubango - 23 de Janeiro, 2014

Comité organizador garante que a Huíla tem as condições criadas para o êxito das actividades que vão mexer com a cidade

Fotografia: Jornal dos Desportos

A realização de uma mega maratona desportiva nas diversas modalidades praticadas na província marca hoje na Huíla o ponto alto das actividades para assinalar o Dia Nacional dos Desportos.

As actividade vão decorrer em simultâneo a partir das 8h00 no Pavilhões Multiuso da Nossa Senhora do Monte, Anexo nºs 1 e 2, circuito dos 200 km da Huíla em automobilismo, recinto da Tourada e parque do Complexo Desportivo, com as modalidades de basquetebol, andebol, voleibol, xadrez, ginástica, atletismo, futebol de salão, karaté shotokan e taekwon-dó, judo, ciclismo, boxe, futebol infantil, hóquei em patins, basquetebol em cadeira de rodas, ténis de mesa e de campo.

Francisco Barros, director provincial da Juventude e Desportos da Huíla assegurou ontem ao Jornal dos Desportos estarem criadas as condições possíveis que passam pela organização e participação dos quadros do sector das associações desportivas e clubes para o êxito da actividade.

"Vamos comemorar mais um Dia Nacional dos Desportos. Por isso, elaborámos um programa a nível do Governo Provincial através da Direcção da Juventude e Desportos. Esse programa é essencialmente desportivo e cultural que passa pela realização de uma mega actividade desportiva nos pavilhões da Nª Sr.ª do Monte, com várias modalidades”, confirmou.

Enquadrado no programa das actividades desportivas alusivas ao Dia Nacional dos Desportos a assinalar-se hoje em todo país, o órgão que vela pela política desportiva na província promoveu algumas palestras sobre a importância da data.  Ontem realizou-se um debate radiofónico subordinado ao tema ”Estratégia do Desenvolvimento Desportivo em Angola”.

De acordo com Francisco Barros, trata-se de um tema actual e actuante por fazer parte das políticas do Estado para este sector, assim como elementos subjacentes ao programa nacional de desenvolvimento para o desporto e também o plano estratégico até 2025 no âmbito do desenvolvimento desportivo em Angola.

“Pensamos analisar estes pormenores com pessoas experimentadas na matéria, aqueles que ao longo dos anos têm estado a contribuir para o fortalecimento do desporto”, frisou. Ao nível dos restantes municípios, destacou Francisco Barros, vão decorrer actividades similares para dignificar o dia 23 de Janeiro.