Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Huilanos aspiram a lugares do pódio

Gaudêncio Hamelay, no Lubango - 07 de Novembro, 2014

Huilanos aspiram a lugares do pódio

Fotografia: Jornal dos Desportos

À entrada da sexta e última prova do campeonato nacional de karting a decorrer de camanhã a domingo na província do Namibe, o piloto Elcio Lacerda, do team EL de Benguela, é o campeão antecipado para a modalidade de seniores, com 120 pontos.

 Nos lugares subsequentes, vêm os pilotos huilanos Cléusio Serrão “Leu” e Mário Ferreira, ambos em representação do Welwitchia Racing Team do Namibe, com 94 e 72 pontos, respectivamente.

 Ivan Santos, presidente de direcção da Associação Provincial do Desporto Motorizado da Huíla, garantiu que apesar de existir já um campeão antecipado para a modalidade sénior (DD2/KZ), há ainda na prova pilotos huilanos a disputarem os lugares subsequentes do pódio, nomeadamente Cléusio Serrão “Leu” e Mário Ferreira.   “Admito que vamos ter uma grande afluência de participantes para esta última prova que vai ditar o encerramento do campeonato nacional de karting. Por isso, é mais uma vez a oportunidade de os amantes e aficionados da modalidade poderem assistir a uma boa prova, bem disputada e com grande número de participantes”, disse.

 Na classe dos Max-KF, a liderança pertence ao piloto Roberto Santos, do team Tuca Racing de Benguela, ao somar 112 pontos, seguido por Xande Nunes, do Team KY-KUY de Benguela, com 92 pontos. Ocupa a terceira posição a piloto Tatiana Alves, do team JOLIF de Luanda, com 81 pontos.O presidente de direcção da Associação Provincial do Desporto Motorizado da Huíla disse que a associação local tem inscritos no Troféu Nacional de Karting, TNK, os pilotos Sandro Dias “Riquito”, Cléusio Serrão “Leu”, Marvin Duarte, Mário Ferreira, Márcio Matos, Helgard Deysel e o piloto júnior Liedson Diogo. Ivan Santos avançou, por outro lado, que na segunda e terça-feira realiza-se a sétima prova do Campeonato Nacional de Velocidades, enquadrada nas comemorações do 39.º aniversário da Independência Nacional liderada pelo piloto Fiório de Sousa, da Motosport, ao volante de um Norma, com 105 pontos, seguido por Cléusio Serrão “Leu”, da STI, com um Radical, ao totalizar 73 pontos da tabela geral de classificação.

 “Também contamos com a participação de pilotos huilanos nas categorias de 1600cc, 2000cc e na categoria dos desportivos, e para os desportivos neste momento os pilotos huilanos estão nos três primeiros lugares do campeonato nacional e certamente um deles vai ser campeão. Este ano, a Huíla vai de certeza   levantar a taça”, garantiu.

 Ivan Santos, presidente de direcção da Associação Provincial do Desporto Motorizado da Huíla disse que na classe dos 1600cc (Turismo B) também nos três primeiros lugares encontram-se dois pilotos huilanos, Carlos Mendonça em primeiro lugar com 157 pontos, e Helgard Deysel, que se encontra a disputar o terceiro lugar do pódio a nível de campeonato nacional. “Portanto, também nessa classe contamos ter um troféu a nível da Huíla."

O piloto Rui Ferreira, do RF Racing, lidera a classe dos turismos A (2000cc), com 160 pontos, secundado por Luís Fernandes, da Pumangol Racing, com 144 pontos, enquanto Ramiro Barreira, do Ramiro Racing Team, ocupa o terceiro posto com 139 pontos.Comanda a classificação da categoria de motas AGO 600, o corredor Pedro Pina, do Team Pina, com uma Kawasaki, a somar 291 pontos, seguido por Lourenço Morais, do Team WRT, ao volante de uma Honda, com 217 pontos. João Deus Leandro, do Team PD Eventos, com uma Honda, está em terceiro lugar, com 157 pontos. Na categoria dos EVO 600 cc a tabela classificativa é ocupada por Victor Barros, do Team Cwanza Sul, com 239 pontos, e nos lugares seguintes seguem Dimas Cowboy (Team Sergio dos Santos) e Marcos Fonseca (Team Marginal), com 235 e 157 pontos, respectivamente.