Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Huilanos clamam por apoios

Gaudêncio Hamelay, no Lubango - 09 de Maio, 2014

A Associação Provincial dos Desportos Individuais da Huíla enfrenta dificuldades

Fotografia: Jornal dos Desportos

Juca Fernandes, presidente de direcção da associação, garantiu que até ao momento está assegurada a participação no Zonal de quatro ginastas do Sporting Clube do Lubango, um número considerado reduzido pelos objectivos traçados para essa prova.

O dirigente disse que a pretensão do órgão que dirige é levar uma caravana composta por 23 elementos com a finalidade de permitir pontuar e arrebatar o maior número de medalhas para estar no pódio, assim como carimbar o passe para o campeonato nacional da modalidade.

Juca Fernandes disse precisar de apoios financeiros para custear as viagens dos atletas para o local da competição e vice-versa.

“Se conseguirmos esses apoios, vamos com uma caravana numerosa para podermos pontuar e conquistar maior número de medalhas para estarmos no pódio e ir ao campeonato nacional porque este Zonal Centro e Sul tem como objectivo apurar os melhores ginastas para o campeonato nacional que se avizinha. Por isso, o nosso objectivo é apurar o maior número de atletas para o nacional e consequentemente serem seleccionados para integrar a Selecção Nacional com vista às provas internacionais”, disse.

Juca Fernandes confirmou que a Huíla vai competir nas especialidades de conjuntos, exercícios individuais como a movimentação dos aparelhos, ginástica rítmica e de tambling, nos quais a província possui atletas de referência.

Assegurou que os ginastas, vão dar o seu melhor possível neste zonal para dignificar cada vez mais o nome da província que tem bons executantes nas especialidades de ginástica rítmica e tambling.

“A Huíla tem tradição no tambling. Recentemente tivemos uma atleta na Namíbia, que conquistou a medalha de ouro.

Trata-se de Julmira Ndjepele e a nossa aposta continua firmada nessa especialidade e nas atletas do conjunto. Mas nesta área, vamos agora fazer questão de meter os masculinos a fazer frente aos ginastas de Luanda e Benguela porque o resto está ao nosso alcance”, garantiu Juca Fernandes, acrescentando que na ginástica rítmica individual e no conjunto leva a atleta Benilde Panduleipo.