Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Huilanos disputam GP Eka Soba Catombela

Gaudncio Hamelay - Lubango - 22 de Fevereiro, 2020

A equipa de ciclismo, da União Ciclistas do Lubango (UCL),  compete este fim-de-semana, na província de Benguela, na I edição do Grande Prémio Eka, patrocinada pela Soba Catombela, dividida em duas etapas.
O objectivo dos ciclistas huilanos nesta prova, passa por medir forças, em pé de igualdade, com os atletas das quatro equipas anfitriãs da província de Benguela, nomeadamente, a Jair Transport Lda (campeão nacional), equipa Duas Rodas, Hotel Luso e a Escola Alberto Silva “Pepino”.
Nelson Silva,  vice-presidente da Associação provincial dos Desportos Individuais da Huíla, assegurou, ontem, que os atletas da União de Ciclistas do Lubango vão fazer parte nas duas provas, sendo a de contra- relógio, na distância de 19 quilómetros e outra, de fundo, a ser percorrida em 90 kms.
Explicou que o Grande Prémio Eka, patrocinado pela Soba Catombela, ao todo será percorrido numa distância de 109 quilómetros, repartidos em duas etapas.
A 1ª etapa,  acontece hoje sábado, em que os ciclistas vão percorrer a distância de 19 quilómetros, em contra relógio, que é conhecida como a prova mais dura do ciclismo, por exigir muito esforço ao longo da pedalada.
Essa prova, disse Nelson Silva, tem como ponto de partida o Parque da Chimalavela e de chegada às Bombas de abastecimento de combustível da Midea, em Benguela.
Avançou que a segunda etapa, a realizar-se, amanhã domingo, os ciclistas vão percorrer a distância de 90 quilómetros,  prova de fundo que é considerada a rainha na modalidade de ciclismo, com partida em Benguela, em direcção à Baia Farta, passando pelo Dombe Grande e vice-versa, com a meta novamente na cidade de Benguela.
A caravana huílana encontra-se no local da competição, desde ontem sexta-feira. “ Os nossos ciclistas e dirigentes vão medir forças com as quatro equipas anfitriãs, nomeadamente, Jair Transport Lda (campeão nacional), equipa Duas Rodas, Hotel Luso e a Escola Alberto Silva “Pepino”.
“Nesta I edição, do Grande Prémio Eka, vão ser percorridos 109 quilómetros. Por isso, queremos dotar de maior rodagem competitiva os nossos ciclistas, para isso participaram  em provas nacionais e inter-provinciais”, disse.