Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Huilanos fazem dobradinha

Silva Cacuti - 11 de Novembro, 2013

Fundistas do Interclube e do 1º de Agosto travaram um duelo interessante nas duas competições

Fotografia: Jornal dos Desportos

Francisco Caluvi e Ernestina Paulino, do Interclube, venceram a dupla jornada do final de semana alusiva ao Dia da Independência Nacional. Os corredores arrebataram, com alguma facilidade, os grandes prémios Bago Vermelho, disputado no Uíge e 11 de Novembro, disputado ontem em Luanda.

O GP Bago Vermelho, prova inserida no calendário oficial da Federação Angolana de Atletismo, inserida nos festejos do 38º aniversário da Independência Nacional, ofereceu prémios monetários no valor de 50, 40 e 30 mil kwanzas, para o primeiro, segundo e terceiro classificado.Ontem, em Luanda, a dupla voltou a dominar no Grande Prémio 11 de Novembro, organizado pela Direcção Provincial dos Desportos de Luanda, num percurso de seis quilómetros.

Como quem não se ressentia da prova na véspera, nem da viagem de regresso Uíge/Luanda, por terra, Caluvi e Ernestina não deixaram os seus opositores tomarem a dianteira da prova, ao longo de todo o percurso. Caluvi era assediado por Rafael Epesse, mas não deu oportunidades ao opositor e perto da meta atacou e bateu o adversário.

Caluvi cronometrou 18.47 minutos e foi secundado por Rafael Epesse e Fernando Domingos, todos do 1º de Agosto. Na classe feminina, Ernestina Paulino não precisou do “sprint” final, já que a concorrência de Luciana Viengo e Josefina Baptista acabou cedo. A corredora cronometrou 21.27 minutos e foi seguida por Josefina Baptista e Luciana Viengo. O GP 11 de Novembro teve como ponto de partida o Memorial Agostinho Neto, na Zona da Praia do Bispo.

Os atletas tomaram a rua do Convento das Carmelitas, hospital Josina Machel e seguiram em direcção ao Largo da Maianga. Do largo da Maianga a corrida seguiu em direcção ao Largo Sagrada Família, Hospital Militar, largo 1º de Maio e terminou na Praça da Independência. A Direcção Provincial dos Desportos de Luanda ofereceu aos vencedores prémios de 12, 11 e dez mil kwanzas ao primeiro, segundo e terceiro classificado.