Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Huilanos querem projecto "Criança em Movimento"

Hélder Jeremias - 14 de Junho, 2014

O presidente da Associação Provincial de Ténis de Huíla, Juca Fernandes, enalteceu ontem em Luanda, o impacto social e desportivo do projecto de massificassão de ténis "Criança em Movimento"

Fotografia: M. Machangomgo

O responsável esteve na capital do país para averiguar as possibilidades de estender o projecto para a província onde reside, mostrou-se muito entusiasmado com o nível de evolução que constatou por parte das crianças outrora desprovidas de qualquer conhecimento sobre o ténis, assim como o bom aspecto físico que ostentam.

Em declarações ao Jornal dos Desportos, Juca Fernandes informou, que em função das várias solicitações ao nível da província, a Associação da Huila está a contactar várias instituições privadas e estatais no sentido de se tornar na primeira a acolher o projecto, depois de Luanda. Juca Fernandes mostrou-se encorajado pela forma como  abordou o assunto com o coordenador do projecto, Genivaldo Dias, tendo endereçado os votos de boa continuidade para a mentora do projecto, Ana Balbina e a madrinha, Ana Paula dos Santos.

"Graças a sua atitude e perseverança foi possível melhorar a vida de um número considerável de crianças, através da prática do desporto", disse.
O dirigente desportivo conta com a disponibilidade de alguns técnicos experientes para avançarem com o programa na província da Huíla.

No dizer de Juca Fernandes, o futuro da modalidade depende da aposta que for feita nas camadas mais jovens, face à escassez de clubes que se nota um pouco por todo o país, assim como o reduzido número de quadras de jogos, daí que, defende a necessidade de mais apoios por parte de quem de direito para que o projecto possa  expandir-se  à escala nacional.

"Fiquei muito impressionado por  ver essas crianças a jogarem o ténis com alguma propriedade, já que se trata de crianças desfavorecidas e que nada sabiam sobre a modalidade até que a oportunidade lhes foi dada. A dona Ana Balbina demonstra com esta iniciativa  uma personalidade de grande vulto e todos nós devemos  unir-nos para o engrandecimento do maior projecto uma vez concebido no país", disse Juca Fernandes.