Jornal dos Desportos

Director: Matias Adriano
Director Adjunto: Policarpo da Rosa
Modalidades

Hula acolhe Jogos Escolares

Gaudncio Hamelay, no Lubango - 12 de Agosto, 2019

Fotografia: Jornal dos Desportos

A cidade do Lubango tem as condições organizativas e técnicas criadas para albergar de 14 à 21 do corrente mês, a fase Regional Sul dos Jogos Escolares com  mais de 400 atletas, em ambos os sexos, das províncias da Huíla, Namíbe, Cunene e Cuando Cubango.
 As delegações participantes ao evento começam a chegar amanhã, terça-feira, e ficam alojadas no Complexo Escolar 14 de Abril, enquanto a reunião técnica acontece às 18h30 minutos, no mesmo dia, na sala de conferência de imprensa do Pavilhão Multiuso da Nossa Senhora do Monte.
 A inspecção médica dos atletas de diversas modalidades participantes dos jogos escolares da zona sul foi realizada no sábado, no Pavilhão do Sporting Clube do Lubango, e esteve a cargo dos médicos do Instituto de Emergências Médicas (INEMA).
 Juka Fernandes, da coordenação dos desportos escolares da direcção provincial de Educação da Huíla assegurou que as diversas comissões criadas para o efeito, estão a trabalhar no sentido que tudo corra sem sobressaltos e a cerimónia de abertura aconteça no dia 14, no Pavilhão Multiuso da Nª Sr.ª do Monte num ambiente festivo.   
 “As infra-estruturas desportivas foram preparadas para podermos ter os recintos em condições. O alojamento também está assegurado no complexo escolar 14 de Abril, assim como a transportação, asseguramento, assistência médica medicamentosa, entre outros aspectos atinentes a organização. Por isso, não há nenhum constrangimento e contamos com o apoio de todas as instituições do governo na província”, garantiu Juka Fernandes.
 Contou que as competições de sala e outras vão decorrer nos três pavilhões localizados no Complexo Turístico e Desportivo da Nossa Senhora do Monte sobretudo o Multiuso e os anexos nºs 1 e 2.
 Para a modalidade de futebol, avançou Juka Fernandes, os jogos vão decorrer nos estádios do Ferroviário da Huíla e do Sport Lubango e Benfica, assim como os campos pelados do Tchicafa no bairro do Calumbiro e o adjacente a Universidade Mandume Ya Ndemufayo, como alternativa em caso de eventual necessidade.
 Revelou que a organização dos jogos escolares, já recepcionou o material desportivo. Juka Fernandes disse que as equipas da Huíla, actualmente trabalham apenas na finalização dos aspectos técnicos e tácticos.
 “Queremos estar no pódio em todas modalidades por sermos os organizadores desta competição”, garantiu.
O dirigente anunciou que no dia reservado ao descanso, as delegações participantes terão a oportunidade de conhecer os encantos turísticos que a província dispõe com a realização de um passeio. “Queremos ter os melhores jogos escolares da região sul condignos para as delegações visitantes possam se sentir bem. Daí, programamos no dia de pausa geral um passeio turístico a todos participantes da prova”, destacou.